Volvo XC60 elétrico estreia em 2026 para conviver com versão híbrida
O modelo atual será reestilizado ainda este ano para se aproximar visualmente da configuração inédita

Embora seja um produto muito aguardado e dado como certo, a Volvo ainda não havia dado qualquer pista sobre o inédito EX60 – a variante elétrica do XC60. Mas o mistério acabou: a marca confirmou o modelo, ao mesmo tempo em que derrubou os rumores de que ele seria lançado ainda neste ano. Outros quatro novos carros foram anunciados pela sueca.
O Volvo EX60 só chegará em 2026 – depois de uma significativa reestilização do atual XC60, prevista para 2025, e que coexistirá com a versão elétrica. Segundo a marca, o maior tempo até a chegada do SUV elétrico poderá resultar em uma “redução significativa de custos”, já que, até lá, seus engenheiros reforçarão os testes de direção e produção. A plataforma do modelo, SPA3, dará origem, posteriormente, a outros dois carros.

Porém, a demora na chegada também pode ter outro motivo, não dito pela marca. Em 2024, a Volvo anunciou uma mudança nos planos de eletrificação, que antes previam uma linha totalmente elétrica a partir de 2030. O recuo das vendas globais de elétricos, no entanto, fez com que a empresa (além de várias outras concorrentes) recalculasse a rota e anunciasse que também seguirá desenvolvendo e produzindo híbridos (plug-in e híbridos leves). Isso pode ter atrasado o lançamento do EX60.
Além do modelo, a Volvo também anunciou na ocasião que terá mais lançamentos em breve, e um deles já foi apresentado: o novo EX30 Cross Country. Em seguida, a marca apresentará o novo ES90 (versão elétrica do sedã grande S90), duas reestilizações (uma delas voltada para o XC60) e um novo carro híbrido plug-in de longo alcance para a China.