Volvo XC40 e C40 mudam de nome e ganham mais autonomia no Brasil
Modelos agora se chamam, respectivamente, EX40 e EC40; mudança segue o novo padrão global da marca

O novo padrão de nomenclaturas da Volvo enfim se completa no Brasil, com o rebatismo de dois modelos. A partir de agora, o XC40 passa a se chamar EX40 e, o C40, passa a ser chamado por EC40. Os modelos também passam a ter mais autonomia, sem alterações mecânicas.
De acordo com a Volvo, a mudança acontece para “facilitar ainda mais a compreensão dos clientes na hora de optar pelo modelo que gostariam de comprar”. Na prática, a letra “E” no início dos nomes indica que trata-se de um carro elétrico, seguindo também o que já era aplicado ao novato EX30. Os SUVs XC60 e XC90 não mudam, já que são híbridos.

O EX40 é vendido em duas versões: a Plus, por R$ 329.950; e a Ultra, por R$ 379.950. A Plus é equipada com um motor elétrico traseiro (portanto, a tração é traseira) de 241 cv e 42,8 kgfm, e bateria de 70 kWh. A autonomia, segundo a marca junto ao Inmetro, é de 364 km.
A versão mais cara, Ultra, adiciona um motor na dianteira, resultando não apenas em uma tração integral, mas também em 414 cv e 68,3 kgfm. A bateria é de 82 kWh. Neste caso, a autonomia passa a ser de 393 km – antes, eram 348 km.

O SUV cupê EC40 tem as mesmas versões: Plus, de R$ 334.950, e Ultra, de R$ 384.950. As especificações seguem as das respectivas versões do EX40, mas há diferenças na autonomia. Para o EC40 Plus, são 385 km de alcance projetado. O Ultra também ganha reforço (sem alterações mecânicas) e passa a ter 404 km de autonomia – antes, eram 353 km.
Não há alterações de aparência nos modelos, que seguem o visual da última reestilização, sofrida em 2022. As únicas novidades ficam para uma nova opção de cor para a carroceria, Sand Dune (que aparece nas imagens), e para duas novas opções no interior.