Volvo vai trocar peças para que seus carros elétricos não fiquem obsoletos
Volvo EX90 e Polestar 3 terão processadores trocados durante revisões para que estejam atualizados como os carros novos

O melhor carro elétrico é o próximo. Com motores, baterias e componentes eletrônicos em plena evolução, os carros elétricos já saem da linha de montagem com o risco de tornarem-se obsoletos logo. Consumidores já reclamam por esse motivo, inclusive. Mas a Volvo e a Polestar estão empenhadas em evitar que isso aconteça tão rápido.
As duas marcas planejam oferecer atualizações de peças e componentes eletrônicos gratuitamente para alguns de seus carros para que tenham as mesmas especificações dos modelos mais recentes.

A Volvo, por sinal, já tem uma proposta de não modificar muito o design dos seus carros com o passar dos anos justamente para que seus clientes passem mais tempo com seus carros e para evitar que desvalorizem após a mudança. Mas há evoluções que apenas atualizações eletrônicas não resolvem.

O que Volvo e Polestar farão é substituir os processadores, o cérebro de alguns dos seus carros. O Volvo EX90, que acaba de entrar em pré-venda no Brasil, foi lançado em alguns mercados sem todas as funções prometidas, devido a atrasos no projeto, e atualizações pela internet não vão resolver isso.
A melhoria a caminho será a instalação dos seus processadores pelos novos Nvidia Drive AGX Orin, o mesmo que estará presente nos Volvo ES90, sedã apresentado na última semana. A troca será feita gratuitamente quando os proprietários do EX90 deixarem seus carros para revisão. A Polestar aplicará a mesma estratégia no seu Polestar 3, que usa a mesma plataforma.

A atenção das duas marcas também é uma resposta à preocupação com a rápida desvalorização dos carros elétricos, que é uma realidade no mundo inteiro. Essa decisão pode estar abrindo um precedente na indústria e torna-se um argumento de vendas, da mesma forma que fabricantes de smarphones vendem aparelhos com anos de atualizações garantidos.