Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Volvo muda planejamento e desiste de ter apenas carros elétricos até 2030

A marca sueca admite que não poderá ser totalmente elétrica até o fim da década por diversos fatores, como falta de estrutura e de incentivos

Por Lucas Parente
Atualizado em 5 set 2024, 19h01 - Publicado em 5 set 2024, 16h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Volvo foi uma das primeiras montadoras a entrar de cabeça na eletrificação e até prometer uma linha totalmente elétrica. O anúncio original desta ação foi feito em março de 2021. Em maio deste ano, o atual CEO da marca, Jim Rowan, se disse confiante de que em apenas cinco anos a Volvo poderia encerrar as vendas de veículos a combustão.

    Porém, no cenário atual, isso não se concretizará. Durante um evento no final de julho, o executivo admitiu que não será possível transformar a Volvo em uma marca totalmente elétrica até o final da década. A montadora sueca está oficialmente reajustando suas metas de eletrificação.

    Volvo_EX30
    (Divulgação/Volvo)

    A nova programação da marca é que híbridos plug-in e elétricos sejam responsáveis por pelo menos 90% das vendas anuais da Volvo até 2030. Carros a combustão seguirão disponíveis por algum tempo ainda, mas em um número limitado e sempre com sistema híbrido leve – que nem pode ser considerado híbrido de fato.

    Continua após a publicidade

    Diversos fatores foram fundamentais para uma transição mais lenta na eletrificação da Volvo. O desenvolvimento da infraestrutura de carregamento está caminhando em passos lentos em todo o globo. Além disso, as vendas de elétricos diminuíram muito, principalmente, na Europa.

    A marca sueca culpa também a redução de incentivos para carros elétricos em diversos países, bem como as altas tarifas para o setor.

    Carregadores de carros elétrico da Volvo, eletroposto instalado no Brasil (2)
    (Divulgação/Volvo)
    Continua após a publicidade

    Até 2025, a Volvo espera que os carros híbridos plug-in e elétricos sejam responsáveis por pelo menos 50-60% das vendas totais. No segundo trimestre deste ano, a marca alcançou apenas 48%, sendo 26% apenas de carros elétricos.

    Compartilhe essa matéria via:

    A longo prazo, a Volvo quer alcançar a taxa zero de emissões gases até o fim de 2040. Há um grande caminho pela frente, mas, quem sabe, os planos podem mudar novamente ao passar dos anos.

    A Volvo não é a primeira e nem vai ser a última montadora a recuar da agente de eletrificação. Já vimos empresas como Ford, Mercedes e até Porsche voltarem atrás de seus planos iniciais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.