Volvo EX90 2026 tem mudanças profundas para um carro recém-lançado
SUV elétrico mais caro da Volvo, o EX90 passa a ter uma arquitetura mais moderna e eficiente, além de novos equipamentos
O Volvo EX90 chega à linha 2026 com mudanças significativas para um carro ainda recente, cuja estreia global aconteceu há menos de um ano. Ele adota uma arquitetura elétrica mais moderna e eficiente, com aumento da potência máxima e redução no tempo de recarga, e faz uma “dieta” em motores e bateria. A novidade poderá chegar em breve ao Brasil.
Agora, o SUV elétrico passa a ter uma arquitetura de 800 volts, contra a antiga de 400 volts. Entre as vantagens estão a maior potência máxima de recarga em corrente contínua, que passa de 250 para 350 kW. Isso reduz consideravelmente o tempo de recarga e, segundo a marca, é possível recuperar 250 km de autonomia em apenas 10 minutos.
Isso acontece não apenas pelo sistema mais moderno, mas também pela redução na geração de calor durante os carregamentos e por uma atualização de software, com algoritmos que fazem um melhor gerenciamento da bateria.
Como mais consequências, a Volvo diz que o uso mais eficiente de energia permite acelerações mais rápidas e uma redução no uso de materiais, permitindo um alívio de peso para a bateria e os motores elétricos. A marca não deu maiores detalhes sobre as acelerações e a “dieta” dos componentes.
As novidades do Volvo EX90 2026 vão além, com uma atualização no computador central que aprimora sistemas de segurança e inclui novos, como alertas conectados para estradas escorregadias, com perigos e acidentes à frente. Há também o sistema ESA, que liga para uma central de atendimento de emergência da Volvo quando o veículo para automaticamente por não obter respostas do motorista.
O SUV elétrico passa a ter ainda um sistema de auxílio à condução no escuro, além de um assistente de estacionamento em vagas paralelas, bem como uma atualização na capacidade computacional pelos sistemas NVIDIA DRIVE AGX Orin, com trilhões de operações por segundo e que prometem elevar segurança, desempenho e inteligência artificial. Por último, mas não menos importante, o teto solar passa a ser eletrocrômico, ou seja, tem ajuste de transparência, como no “irmão” sedã ES90.
De acordo com a Volvo, proprietários do EX90 2025 poderão realizar as atualizações de software gratuitamente em concessionárias da marca.
Chineses adoram as grades enormes da BMW, que não vai se render às críticas