Volvo EX30 Cross Country é versão off-road que depende dos opcionais
EX30 é o primeiro SUV da marca a receber uma versão "Cross Country", mas que só fica com a caracterizaçãocompleta com o pacote de opcionais

Desde que foi oficialmente revelado, em 2023, o Volvo EX30 já tinha uma versão off-road praticamente pronta, chamada de Cross Country. Agora, finalmente, chegou a hora dela ser lançada para o mundo.
O nome Cross Country já é uma marca registrada na Volvo. Desde a década de 1990, o nome ficou marcado, principalmente, entre as peruas, como V40, V60, V70 e V90. Mas essa é a primeira vez que ele é usado em um SUV.
Para a versão mais aventureira, o Volvo EX30 utiliza sua versão mais potente, com tração integral e que ainda não está disponível no Brasil. São dois motores, um em cada eixo, que somam 422 cv .

A bateria é a maior disponível para o SUV, com 69 kWh. No Brasil, ela está equipada apenas na versão de motor único na traseira e, de acordo com o Inmetro, oferece até 338 km de autonomia. Porém, para o Cross Country a Volvo está declarando uma autonomia de 424 km (WLTP).

Graças a sua capacidade de recarga, que aceita carregadores DC de até 175 kW, o EX30 pode carregar de 10% a 80% em aproximadamente 26 minutos, segundo a marca.
Para se dar bem no off-road, o elétrico teve sua altura em relação ao solo aumentada em 19 mm. Ele também ganha na protetores dianteiros e traseiros, além de detalhes exclusivos para deixá-lo mais aventureiro, como a extensões no arco de roda e os grafismos inspirados na cordilheira Kebnekaise no Ártico da Suécia.

As mudanças são poucas, mas a Volvo explica o motivo. A intenção, não é transformar o EX30 em uma máquina capaz de enfrentar qualquer terreno e clima. Mas sim, deixá-lo um pouco mais apto para quem quiser curtir uma trilha leve no final de semana.
Dito isso, os recursos que deixam o carro ainda mais off-road são opcionais. Há os mais funcionais, como os pneus todo terreno de 17’’ e o para-barro. E outros mais convenientes para quem realmente quer se aventurar no ar-livre, como o rack de teto, suporte para tendas e barracas e cesto para cargas. Tudo isso comprometeria a eficiência do carro para quem não fizesse questão do pacote completo.

Apesar dos opcionais e das mudanças externas, por dentro o Volvo EX30 Cross Country não muda nada. Ele segue com o mesmo acabamento e a central multimídia de 12,3’’ como única tela, que roda o sistema Google Integrado.

Desse modo, ele também não muda seu pacote de equipamentos e recursos ADAS, que inclui frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento do motorista para detecção de fadiga, piloto automático adaptativo, entre outros.
O preço ainda não foi anunciado, mas especula-se que será na casa dos 45.000 euros, cerca de R$ 268.000. As entregas estão previstas para o próximo trimestre, em “mercados selecionados”. Logo, a confirmação da sua chegada ao Brasil deverá ficar para um próximo momento.