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Volkswagen vai cobrar mensalidade para carro elétrico ter potência prometida

Modelo elétrico pode rodar com 148 cv ou com os 168 cv prometidos, mas só se o cliente desembolsar até R$ 4,5 mil em taxas extras

Por Cristiane Barreto
Atualizado em 22 ago 2025, 19h55 - Publicado em 21 ago 2025, 15h58
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 (Divulgação/Volkswagen)
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A Volkswagen encontrou uma nova forma de explorar o modelo de assinaturas no setor automotivo. No Reino Unido, o ID.3 Pure é anunciado com 168 cv no configurador da marca, mas quando o cliente recebe o carro, descobre que só pode usar 148 cv. Os 20 cv restantes estão bloqueados por software e só são liberados mediante pagamento.

Há três pacotes disponíveis para realizar o desbloqueio, mensal, anual ou em um pacote vitalício. Os valores variam de £ 16,50 por mês (cerca de R$ 115), a £ 165 por ano (R$ 1.150), chegando a £ 649 (R$ 4.500) na modalidade permanente. A Volkswagen não esclarece, porém, se esse pagamento único fica atrelado ao carro ou à conta do usuário – deixando em dúvida o que acontece quando o veículo for vendido para outra pessoa.

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(Divulgação/Volkswagen)

Mesmo que a diferença seja pequena, ela é acompanhada com um ganho de 15,4 kgfm e a própria marca admite que a autonomia do ID.3 não é alterada. Para o consumidor, fica a sensação de pagar caro por um benefício limitado, já que outros fabricantes oferecem aumentos bem mais expressivos por valores semelhantes.

Segundo a revista britânica AutoExpress, a alteração não afeta o preço das apólices de seguro, porque o carro é homologado oficialmente com 168 cv, mesmo que rode restrito aos 148 cv iniciais.

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(Divulgação/Volkswagen)

Ou seja, é apenas uma limitação artificial, o que abre espaço para especulações sobre a possibilidade de que donos encontrem formas de desbloquear a potência sem pagar à Volkswagen, o que inevitavelmente levanta dúvidas sobre eventuais perdas de garantia.

A justificativa da montadora se baseia em iniciativas semelhantes com o motor a combustão, que ofereciam diferentes níveis de potência a partir do mesmo bloco. O argumento é de que agora o cliente pode decidir ao longo da vida útil do carro se quer ou não investir em mais desempenho, em vez de assumir esse custo já na compra.

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(Divulgação/Volkswagen)

A tendência das assinaturas na indústria

A Volkswagen mesmo já oferece outros recursos por assinatura, como bancos aquecidos, comandos de voz e sistema de navegação. E segue um movimento visto em marcas como BMW, Tesla, Mercedes-Benz e Polestar, que também passaram a bloquear funções para vendê-las separadamente.

A diferença está no retorno: enquanto concorrentes oferecem pacotes que liberam de 60 cv a mais de 100 cv extras por valores próximos a US$ 1.200 (cerca de R$ 6.200), a Volkswagen entrega apenas 20 cv por quase R$ 4.500. Para críticos, isso reforça a imagem de uma marca pragmática, mais preocupada em monetizar seus produtos do que em seduzir o entusiasta.

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