BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Volkswagen revela “Passat elétrico” sem maçanetas e com 620 km de alcance

Futuro topo da família ID., sedã de quase 5 m de comprimento é feito ao gosto do mercado chinês para brigar com Tesla Model 3 e BMW i4

Por Eduardo Passos
Atualizado em 21 nov 2022, 18h50 - Publicado em 27 jun 2022, 12h56

Para superar a Tesla até 2025, a Volkswagen vem lançando sua família de carros elétricos ID., inclusive com planos “quentes” para o Brasil. Se aqui teremos os ID.3 e ID.4, o exterior já sabe o que esperar do ID. Aero, primeiro sedã elétrico da alemã.

Com lançamento previsto para 2023, o ID. Aero foi apresentado em versão de pré-produção, com design quase final. Ainda que, no ano que vem, apenas China e Europa devam ter o sedã à venda, a Volkswagen o considera um lançamento “mundial”, de modo que outros mercados seguem em espera.

Volkswagen ID. AERO
Tecnologia IQ. Light envolve até o logotipo da marca na traseira (Divulgação/Volkswagen)

Estilo sóbrio

Como de costume, a montadora teve abordagem bem conservadora no design do sedã. Ainda que o ID. Aero seja posicionado como o modelo mais luxuoso da sua família, o estilo externo segue bem modelos mais baratos, como o ID.3.

Continua após a publicidade
Volkswagen ID. AERO
(Divulgação/Volkswagen)

Isso fica mais claro na dianteira, com faróis e para-choque de desenho bem conhecido. A tira de leds que une as luzes está presente, assim como faróis auxiliares na parte inferior.

Os destaques do modelo vêm da busca de aerodinâmica perfeita: feito na mesma plataforma modular MEB, o ID. Aero tem colunas A bem inclinadas e um habitáculo que forma um arco bem suave, a fim de conduzir o ar da melhor maneira possível.

Compartilhe essa matéria via:
Plataforma MEB permite balanços menores, otimizando o espaço interno
Plataforma MEB permite balanços menores, otimizando o espaço interno (Divulgação/Volkswagen)

Com quase 5 m de comprimento, o sedã será um dos maiores veículos da Volkswagen no mundo, o que ajuda a disfarçar o tamanho das imensas rodas de aro 22, com desenho eficiente. A união de forma e função também vale às maçanetas, que sequer são retráteis e foram substituídas por uma touchscreen. Imagens do interior não foram reveladas até o momento.

Mecânica conhecida

A Volkswagen não detalhou informações mecânicas do sedã, mas espera-se algo parecido com o ID.5 GTX, que utiliza um motor em cada eixo, com tração integral. O SUV cupê esportivo tem pico de 300 cv e 46,9 kgfm — números que podem ser superados pelo ID. Aero.

A VW, entretanto, confirmou que o sedã terá baterias de 77 kWh, garantindo autonomia de 620 km em ciclo WLTP. Assim, o modelo deverá rivalizar com o BMW i4, que em sua versão mais poderosa entrega 544 cv de potência e 510 km de autonomia, e com o Tesla Model 3.

Volkswagen ID. AERO

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.