União Europeia estuda ter brecha para manter carros a combustão após 2035
Os combustíveis sintéticos seriam uma alternativa para que carros a combustão seguissem existindo na Europa
![Novo Porsche 911 GT3 Cup correrá com gasolina sintética já em 2022](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Hempel_Porsche_Gt3Cup_SideShots_851-e1631420051148.jpeg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A União Europeia já bateu o martelo para o fim dos carros a combustão. A partir de 2035, todos os carros deverão ser elétricos e nenhum novo modelo a diesel ou gasolina poderá ser comercializado na Europa. Porém, a Comissão Europeia já estuda mais uma brecha: permitir a venda de veículos movidos a combustíveis sintéticos, que não poluem e não usam petróleo.
A discussão ganhou força por pressão da Alemanha, que é um dos países do bloco a se opor às novas regras – entre eles a Itália, Hungria e Polônia. Não por acaso, já que Alemanha e Itália estão entre as fabricantes de automóveis que têm investido no desenvolvimento de combustíveis sintéticos. O maior exemplo é a Porsche, que já produz gasolina sintética em Punta Arenas, no Chile.
![Gasolina Sintética Gasolina Sintética](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/05/gasolina-sintetica-e-fuel-e-benzin-audi-1588969670756_v2_1170x540.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Com isso, a União Europeia elaborou um plano que sugere a criação de uma nova categoria de veículos. De acordo com a agência Reuters, que teve acesso aos documentos, o plano diz que os veículos precisarão ter algum tipo de sistema que bloqueie o funcionamento do motor caso ele seja abastecido com outro combustível que não o sintético.
Um sistema como esse, porém, poderia complicar a vida das empresas, forçando-as a desenvolver motores totalmente novos – o que aumentaria os custos e geraria certa inviabilidade. O ministro dos transportes da Alemanha, Volker Wissing, teria dito a fontes que espera ver melhorias nos planos da Comissão Europeia.
![combustivel-do-futuro-audi-produz-primeiro-lote-de-gasolina-sintetica-sem-petroleo O eFuel é resultado de reações químicas](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/05/combustivel-do-futuro-audi-produz-primeiro-lote-de-gasolina-sintetica-sem-petroleo.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A transição para um futuro totalmente elétrico será feita em duas etapas: a primeira, com uma redução de 55% nas emissões por parte das montadoras até 2030. e a segunda, que extingue de vez os modelos com motor a combustão.
Exceções ou maiores prazos seriam dados a marcas que produzem menos de 10.000 veículos por ano (que teriam um ano a mais para se adequarem) e a empresas cuja produção de veículos é artesanal, como McLaren, Bugatti, Pagani e Koenigsegg. Para estas, um novo prazo ainda não foi estabelecido. Esses direitos seriam assegurados pela Emenda 121, ou “Emenda Ferrari”.