Na Rétromobile, um Salão do Automóvel dedicado às novidades do passado que acontece anualmente em Paris, a Renault resolveu mostrar meus maiores clássicos um pouco diferentes: todos eles foram transformados em carros elétricos.
São os Renault 4, 5 e Twingo, todos eletrificados em parceria com a R-fit. A intenção é oferecer ao público os kits para conversão dos três carros disponíveis. O kit do Renault 4 já está disponível, enquanto o adaptado ao Renault 5 será disponibilizado em setembro. Só não há previsão para o kit de conversão do Twingo.
A conversão consiste na retirada dos motores a combustão para a instalação de motores elétricos síncronos. A R-fit faz toda a conversão por conta própria, alguns casos, os veículos podem ficar até 30 cv mais potentes, pois o motor elétrico tem 65 cv (o Renault 4 costumava ter cerca de 35 cv).
A R-fit também pode levar o motor antigo para reformar, ou caso seja desejo do cliente, pode reverter a conversão futuramente.
As baterias são de lítio, com capacidade de 10,7 kWh. Segundo a empresa, é suficiente para rodar entre 80 a 90 km com três horas e meia de carregamento a 220 volts.
Como a R-fit não vende os kits de conversão, a transformação só é feita com carros que são levados até a empresa, na França. Toda a transformação custa 11.900 euros. É o preço de um carro de entrada na Europa e o equivalente a cerca de R$ 66.000, o preço de um Renault Kwid Zen no Brasil.