Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota GR Prius é esportivo híbrido em homenagem aos 100 anos de Le Mans

Conceito traz diversos itens aerodinâmicos inspirados nos carros esportivos de corridas de resistência, mas não teve sua motorização divulgada

Por João Vitor Ferreira
8 jun 2023, 19h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As 24 horas de Le Mans comemora seu centenário em 2023 e muitas equipes preparam suas surpresas para comemorar a data. A multicampeã Gazoo Racing foi uma delas e trouxe um conceito esportivo baseado na nova geração do Toyota Prius.

    A GR se inspirou no seu protótipo que vai correr em Le Mans e também representa a equipe no WEC. Baseado na quinta geração do Prius, o modelo ganhou um novo para-choque com grande abertura e que traz em suas extremidades quatro faróis. Para melhorar a aerodinâmica, o Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition tem um conjunto de canards e capô de fibra de carbono, que ajuda a reduzir o peso total do carro.

    GR Prius
    (Divulgação/Toyota)

    Detalhe interessante na traseira é a tradicional queda do teto, que resulta em uma ponta no porta-malas, que abriga um grande aerofólio na versão esportiva. Há, ainda, um difusor traseiro bem grande e extensões do para-lama, inspiradas nos carros que participam de corridas de resistência. Por fim, as rodas dessa versão são de liga leve de 18’’ e calçadas com pneus 235/50R18 Michelin Pilot Sport 4S e a suspensão teve as bitolas alargadas para ajudar na dinâmica.

    Continua após a publicidade

    Um detalhe importante que não foi revelado é o motor. Não foi divulgado nenhum detalhe sobre o conjunto mecânico do Prius 24h Le Mans, tão pouco seus números de desempenho. Talvez isso seja apenas um aperitivo, afinal, existem rumores de que o Prius seja o próximo modelo da Toyota a ganhar uma versão GR, se juntando ao Yaris e ao Corolla, esse que chega ao Brasil ainda em 2023. 

    GR Prius
    (Divulgação/Toyota)

    Mesmo sem as informações mecânicas, a montadora afirma que o kit aerodinâmica, bem como as demais mudanças, fazem com que o Prius atinja  “excelente desempenho de direção”. A Toyota completa dizendo que o seu conceito “expressa gratidão a Le Mans e ao Automobile Club de l’Ouest da França.”

    Continua após a publicidade
    GR Prius
    (Divulgação/Toyota)

    Por enquanto, o Prius esportivo ficará exposto em Le Mans, ao lado de um Mazda MX-30 R-EV, SUV híbrido que tem motor rotativo atuando como extensor de alcance. A Mazda foi a primeira montadora japonesa a ganhar uma corrida de Le Mans em 1992, enquanto a Toyota Gazoo Racing está numa ótima sequência, vencendo as cinco últimas corridas.

    GR Prius
    (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    Depois da França, o Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition viajará para o Japão, onde será exposto na corrida do campeonato WEC em Fuji e, posteriormente, aparecerá em outros eventos. Esperamos que ele possa ganhar vida em uma versão de produção com um motor mais potente e, de preferência, um nome menor.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.