Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Primeiro híbrido da Alfa Romeo, Tonale tem motor do Jeep Compass e NFT

O SUV tem o mesmo motor a combustão do Compass plug-in, porém com motor elétrico mais potente ultrapassa os 270 cv

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 8 fev 2022, 21h24 - Publicado em 8 fev 2022, 20h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois do Stelvio, lançado em 2017, a Alfa Romeo dá mais um passo no segmento dos SUVs. O Alfa Romeo Tonale foi apresentado pela primeira vez em 2019, como um conceito, e agora, em sua versão definitiva, representa o primeiro passo da montadora italiana rumo à eletrificação.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Antes de falar da inovação elétrica, precisamos comentar o design. A Alfa Romeo não mudou quase nada do bonito projeto apresentado há três anos. Com toques clássicos, a dianteira traz os famosos “Scudetto”, como batizaram o formato da grade dos carros da marca, e o “Trilobo”, que é abertura em forma de arco no para-choque dianteiro.

    Se é para falar de clássico, as rodas do Tonale são um bom exemplo da história italiana. Elas mantêm o design clássico com elementos circulares, que lembram os antigos telefones de disco.

    Os faróis são de LED e estreitos, com desenho de três arcos invertidos em cada um. As luzes traseiras seguem o mesmo padrão, porém são interligadas, dando a elas um formato semelhante ao de um cardiograma. A traseira com vidro abrangente, segundo a empresa, é uma homenagem ao 8C Competizione, um dos esportivos mais bonitos da era moderna da Alfa Romeo.

    Tonale tres quartos de frente
    Até o momento, não foram divulgados os dados de aceleração e velocidade máxima do Tonale (Divulgação/Alfa Romeo)
    Continua após a publicidade

    O Alfa Romeo Tonale tem dimensões de um SUV médio. São 4,53 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,60 de altura, dimensões semelhantes às do “irmão” Jeep Compass. Os laços familiares entre os dois são explicados pela motorização; o trem de força híbrido plug-in do SUV da Alfa Romeo é semelhante ao do Jeep Compass 4xE

    O motor 1.3 turbo de quatro cilindros de 182 cv é o mesmo nos dois modelos e está montado na frente para tracionar as rodas dianteiras, enquanto o motor elétrico de 122 cv é montado no eixo traseiro. Juntos, eles entregam aproximadamente 275 cv de potência.

    tonale detalhe grade
    A dianteira mantém o padrão de grade e para-choque que consagraram a marca italiana (Divulgação/Alfa Romeo)

    O torque da unidade elétrica é de quase 255 kgfm, porém a força total do trem de força e do motor 1.3 não foram divulgadas. No Compass, o motor a combustão gera 27,5 kgfm.

    Quem alimenta o motor elétrico é uma bateria de íons de lítio de 15,5 Kw/h, capaz de dar uma autonomia elétrica superior a 50 km. Ela é um pouco maior se comparada a bateria que equipa o Compass plug-in, que tem 11,4 Kw/h. A transmissão é automática de seis velocidades.

    Continua após a publicidade
    Tonale Traseira
    O motor elétrico do Jeep Compass plug-in é um pouco menos potente que o do Tonale, tendo quase 60 cv (Divulgação/Alfa Romeo)

    Esse sistema híbrido plug-in permite que o motorista altere o “DNA” do tonale, que é como a empresa decidiu chamar os modos de direção do SUV.

    São três ao todo: Natural, onde motor elétrico e a combustão trabalham de maneira equilibrada sem comprometer o desempenho e conforto da condução; Potência dupla (PHEV)/Dinâmico, modo em que os dois motores trabalham em suas capacidades máximas e Eficiência Avançada, em que apenas o motor elétrico trabalha até consumir os mais de 50 km de autonomia.

    tonale detalhe grade
    (Divulgação/Alfa Romeo)

    O seletor de DNA também permite ao motorista escolher a configuração de amortecimento. A Comfort, como o nome sugere, deixa a suspensão mais macia e ideal para passeios do dia a dia. Enquanto o modo Sport o carro fica mais rígido e responsivo, ideal para quem quer sentir o prazer de dirigir dos esportivos da Alfa Romeo. 

    Continua após a publicidade

    O Tonale também terá uma opção a combustão. Esta, por sua vez, tem motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que produz 259 cv e 35,3 kgfm. A transmissão automática de nove velocidades é a responsável por distribuir a força para as quatro rodas. Segundo a empresa, esse motor atende aos padrões de emissão super-ultra-baixas 30 (SULEV 30). Sua autonomia não foi divulgada.

    Primeiro híbrido da Alfa Romeo, Tonale tem motor do Jeep Compass e NFT
    Embora consiga andar cerca de 50 km apena com o motor elétrico, a marca não informou qual é a autonomia combinada do Tonale (Divulgação/Alfa Romeo)

    Segundo a marca, o Tonale é o único modelo do segmento com sistema de freios integrados (IBS) e patilhas de mudança de alumínio fixas. As pinças são da Brembo, com quatro pistões e discos autoventilados na dianteira, e completos na traseira.

    A suspensão adotada é McPherson totalmente independente, com amortecedores de amortecimento seletivo de frequência (FSD). O amortecimento é controlado eletronicamente através da suspensão ativa Dual Stage Valve.

    tonale lateral
    Uma curiosidade: Tonale é o nome de uma montanha no extremo norte da Itália (Divulgação/Alfa Romeo)
    Continua após a publicidade

    Do lado de dentro, segundo a Alfa Romeo, tudo foi pensado no motorista e passageiros, deixando todos os comandos e espaço necessário para priorizar o conforto dos ocupantes. Mas, sem deixar de lado a esportividade, expressa no design dos bancos, por exemplo. Quanto ao material usado no acabamento, podemos notar a presença de alumínio, couro e Alcantara.

    No centro do painel há uma central multimídia de tamanho considerável. São 10,25’’ para o display, que tem o sistema UConnect 5, o mais rápido e avançado sistema automotivo da Alfa Romeo.

    De acordo com a marca, ele apresenta um grande leque de opções de personalização de tela inicial, deixando-o mais intuitivo de acordo com o gosto do motorista. E caso o trem de força seja híbrido, ainda é possível monitorar a eficiência através do aplicativo Hybrid Pages.

    Além de oferecer conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, o UConnect 5 também traz a Alexa, assistente virtual da Amazon. Assim como na BMW, você pode dar comandos do seu carro para sua casa e da sua casa para o seu carro.

    interior tonale

    Continua após a publicidade

    Ainda falando de conectividade, o Tonale também tem atualizações over-the-air (OTA), que facilitam, por meio do download de dados, manutenções nos sistemas do veículo. Como informou a marca, esse sistema está preparado para receber uma grande quantidade de dados em alta velocidade, através de uma rede de celular segura e integrada.

    Outro detalhe que mostra como a Alfa Romeo está ligada nas novas tecnologias é que o Tonale será vendido com o um certificado de NFT (sigla para non-fungible tolken). Com o consentimento do cliente, o NFT registará os dados do histórico do veículo, gerando um certificado virtual. A marca afirma que é a primeira a usar esse tipo de certificação em um carro e que ela trará impactos positivos no seu valor residual, tornando-se uma fonte adicional de credibilidade no mercado de usados.

    interior tonale bancos
    (Divulgação/Alfa Romeo)

    Por fim, o Alfa Connected Mobile App transforma o seu smartphone em uma chave, permitindo que você tranque e destranque portas e ligue o motor. O aplicativo também emite notificações caso alguém esteja dirigindo seu Tonale e facilita o contato com uma central de ajuda em casos de furto ou acidente.

    Com tantas opções tecnológicas e de conectividade, parece que Jean-Philippe Imparato falhou na sua missão de não construir um “iPad sobre rodas”.

    tonale painel
    (Divulgação/Alfa Romeo)

    No quesito segurança, o Tonale está equipado com sistema de condução autônoma nível 2. Isso significa que o carro tem controle de cruzeiro adaptativo, centralizador de faixa, Traffic Jam Assist (que controla a distância entre o seu veículo e o da frente), frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de atenção do motorista (emite um sinal quando o motorista está sonolento) e alerta de ponto cego. Completam a lista os sendores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera 360° de alta resolução com grade dinâmica.

    O Alfa Romeo Tonale estará disponível nas versões Sprint, Ti e Veloce, em ordem crescente de acabamento. Porém, a Alfa Romeo ainda não divulgou quais serão os preços iniciais do SUV, que será produzido na recém-reformada fábrica de Pomigliano d’Arco, em Nápoles, na Itália e vendido exclusivamente nos Estados Unidos, chegando aos showrooms no primeiro trimestre de 2023.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.