Tiangong 05 é um sedã elétrico que pode ir de SP a BC com uma carga
Modelo tem como alvo o Tesla Model 3, mas promete ser mais barato e superar o rival americano em autonomia

Em tempos de lançamentos focados em grandes artifícios tecnológicos e direcionados ao mercado de luxo, a chinesa Hongqi quis ir na contramão com o Tiangong 05. O sedã compacto elétrico, cujo alvo é o Tesla Model 3, tem como lema entregar grande autonomia por um baixo custo.
O visual é o que tem sido exaustivamente reproduzido por modelos chineses, sem vincos pronunciados e chamativos, e com linhas limpas. A dianteira tem faróis full led com formato irregular e aberturas inferiores e nas extremidades do para-choque. Um diferencial está para o logotipo da Hongqi, uma espécie de friso vermelho que se estende pelo capô.

De lado, apesar de um “quê” de cupê, ele tem volumes definidos. As maçanetas são embutidas e, as roda, têm desenho aerodinâmico. Na traseira, as lanternas assumem um desenho que segue para três direções diferentes: avança para o para-choque, as laterais e a tampa do porta-malas. O logotipo é mais discreto neste ângulo.
O interior do Tiangong 05 não foi revelado oficialmente, mas um flagra mostra muito bem. É por dentro que o sedã guarda seu maior lado de carro barato, com linhas básicas e materiais aparentemente simples – apesar da mistura de cores, algo ao gosto do chineses.

Outra tendência chinesa vista no sedã é a ausência de um quadro de instrumentos. Assim, o painel abriga uma grande tela central e um volante simples, com dois comandos que servirão para variadas funções – cuja seleção será feita na central. Mas, diferentemente do Volvo EX30 (que não tem quadro de instrumentos), o 05 terá um grande head-up display equivalente a uma tela de 65 polegadas.
Quanto à mecânica, o Tiangong 05 terá apenas um motor elétrico traseiro (portanto, a tração será traseira) de 285 cv de potência. Não há dados sobre as capacidades das baterias do modelo, mas sabe-se que a versão de entrada promete um alcance de até 550 km (no padrão chinês, CLTC) e, a mais cara, de até 750 km.
É bateria suficiente para sair da capital paulista e chegar em Balneário Camboriú (SC), e ainda sobra uma reserva de cerca de 120 km – o suficiente, na verdade, para chegar em Florianópolis em segurança.
