Suzuki Jimny ganhará versão elétrica mais em breve do que parece
Apresentação de slides da Suzuki releva, ao todo, cinco novos modelos elétricos da marca, que começam a chegar já em 2024
Conhecido por um estilo clássico, que une robustez e simpatia, o Suzuki Jimny não parece a opção óbvia para ganhar uma versão elétrica. Mesmo assim, a Suzuki confirmou que ela vem aí, com chegada mais próxima do que parece.
A certeza veio de maneira um pouco incomum, através de uma apresentação de slides que adianta os planos da fabricante japonesa. Nela, é possível ver que o primeiro de cinco carros a baterias da Suzuki chegará em 2024. Todos os carros são identificados pela silhueta e pela assinatura luminosa, que entregam o Jimny EV.
Ainda não há detalhes sobre a mecânica do jipinho. O Jimny Sierra vendido no Brasil, por exemplo, utiliza motor 1.5 com 108 cv e 14,1 kgfm, que provavelmente devem aumentar na versão elétrica. A economia de peso também pode ser levada em conta, estimulando o uso de dois motores (um em cada eixo) para prover a tração integral.
A construção do Jimny, em carroceria sobre chassi, também pode ser “convertida” para o mundo dos EVs, com o compartimento de baterias cumprindo função estrutural — medida adotada pelas novas picapes elétricas. O novo elétrico da Suzuki já está confirmado para o mercado europeu. Brasileiros precisarão esperar um pouco mais para descobrir se ele chegará ao mercado nacional ou não.