O menor e mais barato SUV elétrico da BYD foi revelado. Trata-se do BYD Yuan UP, um SUV compacto baseado na arquitetura e-Platform 3.0 e que será oferecido, também, com a mesma mecânica do hatch Dolphin. Será um dos próximos lançamentos da BYD no Brasil, ainda que sua previsão de chegada seja para 2025.
Parte da linha Dinasty, o Yuan UP se torna o menor SUV da linha Yuan (ainda existem os Yuan Pro e Yuan Plus). Tem 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,62 m de entre-eixos – 8 cm a menos que um BYD Dolphin. Seu estilo de grade, que une os faróis de led estreitinhos, porém, está mais alinhado ao do BYD Song L.
Na lateral, chama a atenção o teto “flutuante”, graças às colunas pretas que integram todos os vidros do carro visualmente. Ainda tem molduras nas caixas de roda e robustas saias sem pintura para reforçar o lado aventureiro do modelo.
Na traseira, as lanternas integradas já são parte da identidade dos BYD. Aparentemente, luzes de seta e ré estão escondidos no para-choque com design saliente e peças prateadas. E vale destacar que tem limpador traseiro e que o modelo já não traz o “Build Your Dreams” por extenso, como em outros modelos.
A BYD não divulgou imagens do interior nem informações sobre a mecânica do Yuan UP. Contudo, quando o design do SUV foi revelado por meio do seu depósito de patentes na China, havia a informação da oferta de dois motores. Um teria os mesmos 95 cv do Dolphin e outro teria 177 cv, além de duas opções de baterias: com 32 kWh para uma autonomia de 301 km e 45,1 kWh, para rodar 401 km com uma carga.
Lançamento do Yuan Up no Brasil
Durante evento da BYD em Shenzhen, um representante da marca adiantou aos jornalistas brasileiros que o Yuan UP será vendido no Brasil, mas com outro nome. O mercado latino-americano começou a ganhar alguma autonomia com relação ao nome dos carros: o compacto Seagull será lançado como Dolphin Mini no final deste mês, enquanto o sedã médio plug-in Destroyer 05 tem lançamento esperado para 2025 como BYD King.
A possibilidade do SUV compacto elétrico ser lançado no Brasil ainda em 2024 é remota. O mais provável é que só desembarque por aqui em 2025. Na China, o início das vendas será em março com preços ao redor dos 100.000 yuans, o equivalente a R$ 69.000, sem impostos. É preço acima do BYD Dolphin de entrada por lá, o que poderia representar um preço inicial de R$ 160.000 no Brasil.