Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

SUV cupê da Skoda é elétrico esportivo e busca inspiração no Tesla Model X

Com o modelo, a marca lança o seu primeiro elétrico esportivo com a assinatura da divisão RS. O desempenho, porém, não é tão empolgante assim

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 fev 2022, 11h16
Skoda Enyaq Coupé
Skoda Enyaq Coupé (Divulgação/Skoda)
Continua após publicidade

Assim com na marca “irmã” Audi, a Skoda, subsidiária do Grupo Volkswagen, também passou a diversificar sua linha de SUVs com versões convencionais e cupês. O mais recente é o Enyaq iV. O SUV elétrico passa a ter sua configuração cupê, mas que vai além das aparências: com ela, a marca lança também seu primeiro elétrico a ter uma versão esportiva assinada pela divisão RS.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

As maiores novidades visuais são vistas a partir da porta traseira, quando o Enyaq iV se rende ao formato de um cupê e parece se inspirar nas linhas do Tesla Model X. Assim como no elétrico americano, o tcheco adota janelas laterais com um bico no final, além do vinco que marca a extremidade da tampa do porta-malas e desce em direção às laterais. As lanternas também invadem a tampa traseira.

Skoda Enyaq Coupé
Tom chamativo de verde é exclusivo da versão RS (Divulgação/Skoda)

Na dianteira, como em todo Skoda, os traços são retilíneos e angulosos. A versão esportiva RS inclui apliques mais chamativos no para-choque, mas todas as configurações podem ter a grade superior (que é fechada) com iluminação. Ao todo, são necessários 131 leds para produzir o efeito chamado pela marca de Crystal Face. De lado, as rodas variam entre 19 e 21 polegadas, de acordo com a versão.

O parentesco com os primos da linha ID, da Volkswagen, aparecem no interior do Enyaq. O painel tem desenho semelhante ao dos ID, com traços fluidos, saídas de ar centrais em posição baixa e a central multimídia de 13” que parece encaixada no topo do painel, ao centro. O quadro de instrumentos também é familiar, representado por uma pequena tela de 5,3”.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Skoda Enyaq Coupé
Interior remete aos Volkswagen ID com linhas fluidas e pequeno quadro de instrumentos (Divulgação/Skoda)

Tecnologia e segurança

O Enyaq Coupé também quer se destacar pelo nível de tecnologia voltada ao conforto e à segurança. Entre os itens disponíveis há o pacote Travel Assist 2.5, que inclui piloto automático adaptativo, assistência para permanência em faixa, reconhecimento de faixas, assistente de tráfego e frenagem automática de emergência.

Há também faróis de LEDs matriciais com função alta automática, assistente de estacionamento para manobras semiautônomas, câmera de 360°, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e sistema de som com doze alto-falantes.

Skoda Enyaq Coupé
A esportividade da versão RS é reforçada pelos bancos, em formato de competição (Divulgação/Skoda)

O sistema do modelo é atualizável de forma remota, pelo conhecido formato over-the-air (OTA). Isso permite que mapas e o software do veículo sejam atualizados, ou que novas funções possam ser inseridas pela internet, através de um chip instalado no sistema. Ou seja, isso dispensa idas à concessionária.

Continua após a publicidade

Quatro variantes de potência

O Enyaq Coupé oferece dois tamanhos diferentes de bateria, além de quatro opções de potência. Também há variação na tração.

Skoda Enyaq Coupé
Grade iluminada é de série na versão RS e opcional nas demais (Divulgação/Skoda)

A configuração de entrada do SUV cupê, a iV 60, entrega 179 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Por ter apenas um motor traseiro, ele tem tração traseira. A autonomia desta versão não foi revelada. Acima dela está a iV 80, de 204 cv e 31,6 kgfm, e tração traseira. Para esta, a autonomia é de até 545 km no ciclo WLTP.

Mais potente e com tração integral por ter dois motores elétricos (um dianteiro e um traseiro), a versão iV 80x rende até 265 cv e 43,3 kgfm. Assim como nas versões anteriores, a velocidade máxima do Enyaq iV 80x é de 160 km/h.

Skoda Enyaq Coupé
Traseira do Enyaq Coupé remete ao Tesla Model X (Divulgação/Skoda)
Continua após a publicidade

Por fim, o inédito elétrico esportivo, o Enyaq Coupé RS iV repete a tração nas quatro rodas da versão anterior, mas é ainda mais forte e potente: são 300 cv e 46,9 kgfm que permitem o SUV cupê chegar aos 100 km/h, a partir da inércia, em 6,5 segundos. A velocidade máxima deste sobe para 180 km/h.

Mesmo com um bom desempenho, fica claro que o SUV cupê da Skoda se inspira nos Tesla apenas no visual, já que o Model X, com seus mais de 1.000 cv, vai de 0 a 100 km/h em cerca de 2,5 segundos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 753 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.