SUV chinês elétrico tem porte de Creta e cara de Kia por menos de R$ 80.000
Nammi 06 chegará ao mercado chinês no segundo semestre e terá sistemas em parceria com a DJI, fabricante de drones

Submarca mais recente do grupo chinês Dongfeng, a Nammi foi apresentada em 2023 junto ao seu primeiro modelo, o subcompacto 01. Agora, a marca estreia seu segundo modelo, o 06, um SUV elétrico de baixo custo com porte de SUV compacto e desenho que mescla referências, com direito a traços “inspirados” na Kia e na Nissan.
A dianteira não deixa dúvidas sobre a semelhança visual com modelos elétricos da Kia, especialmente o compacto EV3 e o grande EV9. Os faróis que seguem por três direções diferentes e têm as funções principais na parte inferior, além da ligação entre eles por uma faixa em preto central, são idênticos aos dos coreanos, assim como o para-choque, de linhas limpas e com formatos angulosos.

O mesmo vale para a lateral, com poucos vincos e para-lamas com apliques que formam ângulos – o retrovisor tem solução própria. A traseira, por sua vez, vai ao Japão e lembra a do novo Nissan Kicks, que deve chegar ainda este ano ao Brasil. Isso acontece pelas lanternas interligadas pelas partes superiores e que descem em direção ao para-choque.
O para-choque, aliás, não é da cor da carroceria, tem uma porção central prateada e se liga às lanternas – tudo como no novo Kicks. Veja, mais abaixo, fotos dos modelos que serviram de “inspiração” e compare.

Nas dimensões, o Nammi 06 se aproxima de um Hyundai Creta. São 4,31 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,65 m de altura e 2,72 m de entre-eixos (este, maior do que o de um Toyota Corolla). Seu peso é de 1.975 kg.
Quanto à mecânica, o SUV tem um motor elétrico (possivelmente dianteiro) de 184 cv, suficiente para levá-lo à velocidade máxima limitada de 150 km/h. Não foram divulgadas informações como torque, aceleração de 0 a 100 km/h, capacidade da bateria e autonomia projetada. Mas sabe-se que ele terá equipamentos de auxílio à condução em parceria com a DJI, fabricante de drones.
O Nammi 06 deve chegar ao mercado chinês no segundo semestre deste ano e, a expectativa, é de que custe aproximadamente 100.000 Yuan. Em conversão direta para o Real, o modelo custaria aproximadamente R$ 78.000.
Veja abaixo imagens do Kia EV3 e do novo Nissan Kicks:

