Subaru Uncharted é SUV elétrico com tração dianteira e ‘gêmeo’ de Toyota
Raridade dentro da Subaru, o "primo" do Toyota C-HR tem versão de entrada com tração dianteira, mas que terá unidades limitadas
O Subaru Uncharted mal foi lançado e já tem causado polêmica entre o público mais conservador. Primeiro SUV-cupê da marca, ele é elétrico e chegará, ao menos nesse primeiro momento, exclusivamente aos EUA, algo raramente feito pela Subaru. Além disso, ele estreia com uma versão de tração dianteira.
A versão de estreia, com tração dianteira, é a mais barata, apesar de se chamar Premium. Ela é equipada com um motor elétrico dianteiro de 224 cv e alcance estimado de 492 km, o maior da linha. Porém, a Subaru afirma que ele será oferecido em “números limitados”, talvez por já prever a preferência dos consumidores pelas outras duas versões, Sport e GT.
As variantes mais caras são mais potentes, chegando aos 342 cv, e tem o sistema de tração integral X-Mode desenvolvido pela Subaru. Isso garante, segundo a marca, um 0 a 100 km/h de 5 segundos, sendo mais rápidos que o WRX TR atual, que realiza a prova em 5,6 s. A esportividade, porém, tira um pouco do alcance, com as versões tendo autonomia estimada de 467 km.
Independentemente da versão, o Uncharted está disponível sempre com a bateria de 74,7 kWh. O carregamento é feito por bocais do tipo NACS, compatível com os supercarregadores da Tesla, em potência máxima de 150 kW, podendo carregar de 10% a 80% em apenas 30 minutos até mesmo em dias mais frios, graças ao sistema de pré-aquecimento da bateria.
Basicamente, o Uncharted é uma versão da Subaru do Toyota C-HR elétrico, e isso fica bem evidente no desenho cupê da carroceria. Na dianteira, ambos trazem uma “grade” diferenciada, mas o Subaru tem faróis próprios, mais afilados e que não são divididos, como os do “irmão”.
Mas, na traseira, é praticamente um copia e cola. Além do mesmo caimento do teto e do vidro traseiro, os vincos no porta-malas são idênticos. De diferente, há apenas o para-choque (com aspecto um pouco mais robusto) e a área abaixo da lanterna, mais larga para abrigar o nome da Subaru.
Por dentro, a Subaru também não fez muita questão de diferenciá-lo do C-HR. Inclusive, o Uncharted até vem com o mesmo volante de base e topo achatados, apenas com a óbvia troca de logotipos.
De fábrica, a versão de entrada traz itens como bancos dianteiros aquecidos, espelhos externos aquecidos, iluminação ambiente, central multimídia de 14’’ e quadro de instrumentos digital. Na versão Sport, ele ganha volante aquecido, estofamento impermeável e monitor de visão panorâmica.
Já o GT, vem com teto solar panorâmico com persiana elétrica, rodas de 20 polegadas, bancos dianteiros ventilados, sistema de áudio premium Harman Kardon e espelho retrovisor inteligente.
Os recursos ADAS também vêm de fábrica e incluem frenagem autônoma, alerta de tráfego cruzado frontal, monitores de ponto cego, alerta de saída de faixa, frenagem automática de emergência e piloto automático adaptativo avançado. Nas versões mais caras, ele ganha monitor de visão panorâmica e sistema de permanência em faixa.
Ainda sem preços revelados, o Uncharted começará a ser vendido no mercado americano no início de 2026. A estimativa é de que ele parta da casa dos US$ 30.000, equivalente a cerca de R$ 165.000, em conversão direta e sem adição de impostos.






