Subaru estreia entre os híbridos no Brasil com Forester e XV 2.0 e-Boxer
A marca não divulgou as médias de consumo, mas garantiu que os modelos tiveram a maior nota no Inmetro e melhora de até 19%
Sumida do mercado brasileiro há algum tempo, a Subaru reapareceu com boas novidades – mas que deverão torcer o nariz dos puristas. Os crossovers Forester e XV passam a ser oferecidos no Brasil, importados pela Caoa, com o novo sistema híbrido leve batizado de e-Boxer, que combina o clássico motor Boxer a um motor elétrico.
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Os modelos, que já haviam sido antecipados por Quatro Rodas no ano passado, prometem grandes ganhos em eficiência energética, além de aprimoramentos em diversos outros parâmetros. O Forester e-Boxer está à venda por R$ 223.900, enquanto o XV e-Boxer sai por R$ 193.900.
Há outras novidades, mas comecemos pelo mais importante: o novo conjunto mecânico. Ambos os modelos passam a combinar o motor 2.0 boxer aspirado de 150 cv de potência a um motor elétrico, que auxilia em situações específicas. Uma delas é a saída a partir da inércia, quando o motor elétrico ajuda entregando mais força. O motor elétrico gera 16,7 cv e 6,7 kgfm extras.
A marca não divulgou dados de desempenho ou consumo, mas garante que o consumo urbano do Forester melhorou 11%, enquanto o XV teve uma melhora de 19%. Ambos passaram a ter a classificação A do Inmetro, a melhor, em suas categorias.
O motor elétrico é posicionado próximo ao centro de gravidade dos veículos, enquanto a bateria fica logo acima do eixo traseiro, para uma melhor distribuição de peso em relação aos modelos apenas a gasolina.
Segundo a Subaru, o layout básico da tração integral não precisou ser alterado, já que o motor elétrico é pequeno, leve e foi acoplado diretamente na caixa de transmissão. Além disso, é possível dirigir em modo puramente elétrico em baixas velocidades.
Forester tem mais novidades
Além da nova motorização, o Forester e-Boxer também chega ao Brasil com visual renovado. As maiores mudanças estão na dianteira, onde o para-choque é totalmente novo, a grade ficou maior e ganhou aletas ativas, que se abrem ou fecham automaticamente, e os faróis foram redesenhados, remetendo às lanternas traseiras.
Por falar na traseira, a única alteração visível (ou quase isso) está no aplique prateado do para-choque, com novas ranhuras. De lado, apenas as rodas mudam.
O interior passou de ano sem alterações, mas o Forester passou por atualizações nos equipamentos – embora não tenha ganhado itens como quadro de instrumentos digital. Um dos itens atualizados é o EyeSight, que controla os sistemas de frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e piloto automático adaptativo.
Além de receber uma nova câmera, segundo a Subaru, com campo de visão “significativamente maior”, o equipamento adicionou direção autônoma de emergência.
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