Stellantis volta atrás e cancela desenvolvimento da Ram 1500 elétrica
Modelo que brigaria com F-150 Lightning cede lugar a versão com extensor de autonomia, que será a única Ram com tração elétrica

A Ram cancelou o desenvolvimento da sua primeira picape 100% elétrica, a Ram 1500 REV. O modelo chegou a ser apresentado no Salão de Nova York de 2023 com a promessa de que seu lançamento aconteceria no final de 2024. Primeiro, a marca adiou o lançamento. Agora, porém, a picape elétrica está cancelada.
O objetivo da Ram 1500 REV seria concorrer com as Ford F-150 Lightning, Chevrolet Silverado EV e Tesla Cybertruck. Ela chegaria ao mercado alguns anos depois, mas isso chegou a ser tratado como algo positivo pelo CEO da Ram, Tim Kuniskis, para que a marca pudesse entender a demanda por picapes grandes elétricas. Parece que a empresa entendeu o que está acontecendo nos EUA.

A picape elétrica da Ram foi cancelada justamente porque a Stellantis reavaliou sua estratégia de produtos e viu uma forte desaceleração na demanda por picapes elétricas. Esta é só mais uma mudança de planos importante na empresa, que há pouco tempo também decidiu retomar a produção dos motores V8 Hemi para suas picapes porque o novo seis cilindros 3.0 biturbo não estava agradando os mais puristas.
O projeto original e agora cancelado da Ram 1500 REV previa duas opções de bateria, de e , que prometeriam um alcance de até com uma única carga. Seus motores somavam e de torque, permitindo que a picape acelerasse de 0 a em segundos.

Mas a Ram ainda terá – se não mudar de ideia, claro – uma picape grande com tração elétrica. Trata-se da Ram 1500 Ramcharger, uma picape com motor a combustão que funciona como extensor de autonomia para alimentar dois motores elétricos, um em cada eixo, e uma bateria. O motor a gasolina só gera energia, pois a tração é sempre elétrica.
Recentemente, a potência combinada do sistema foi ajustada para uma ligeira redução em relação aos 6 dos planos originais. O torque também foi revisado, passando de para . Mesmo com os ajustes, o desempenho prometido é de uma aceleração de 0 a 100 em segundos. A autonomia total declarada permanece em .