Stellantis já testa no Brasil ‘Mobi elétrico’ chinês que chega em 2025
Carro elétrico mais barato da Leapmotor deve chegar perto dos R$ 100.000 para concorrer com BYD Dolphin Mini e Renault Kwid E-Tech
A Stellantis parece já ter aderido ao modus operandi das chinesas. Menos de dois meses após o grupo anunciar que trará ao Brasil, em 2025, a Leapmotor, sua marca chinesa de carros híbridos e elétricos, a primeira unidade do compacto Leapmotor T03 já foi flagrada em testes nos arredores de Betim (MG), próximo a fábrica onde são produzidos modelos como Fiat Mobi, Pulse e Argo.
As imagens divulgadas pelo perfil Mentiras Automotivas, no Instagram, mostram o hatch com camuflagem relativamente leve, deixando à mostra grande parte das linhas do modelo. As rodas também já são as finais, como as vistas na China.
O T03 será o primeiro modelo da marca a chegar ao Brasil, com a provável intenção de concorrer com Renault Kwid E-Tech e BYD Dolphin Mini, em uma faixa próxima dos R$ 100.000.
Ele é equipado com um motor elétrico dianteiro de 109 cv e 16 kgfm, suficiente, segundo a marca, para levá-lo de 0 a 100 km/h em 12 segundos. A velocidade máxima é de 120 km/h. Já a bateria é de 41,2 kWh, maior que a de 38,8 kWh do Dolphin Mini e de 26,8 kWh do Kwid elétrico. Também segundo a marca, a autonomia no ciclo europeu é de 280 km.
Depois dele, o SUV C10 deve aparecer por aqui, em uma faixa superior de preços. Na China, o modelo tem opções híbrida (com motor 1.5 de 95 cv que é usado como gerador a um elétrico) e elétrica. No caso desta última, são 231 cv e 530 km de alcance projetado no ciclo chinês. O C10 já está registrado no Brasil pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
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Quem é a Leapmotor?
A Leapmotor faz parte de uma tentativa da Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, para crescer no mercado chinês e garantir competitividade por lá entre modelos elétricos. De olho nisso, o grupo comprou aproximados 21% da marca chinesa em um negócio de R$ 8,3 bilhões.
Com a porcentagem, a Stellantis tem o direito de utilizar as tecnologias da Leapmotor, além de produzir, vender e exportar modelos da marca – desde que fora da China.
Neste ano de 2024, a marca será lançada na Europa e, em seguida, chegará a mercados/países como Índia, Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico e América do Sul. No continente sul-americano, a marca começará a chegar este ano, no Chile. Para o Brasil, sua estreia está confirmada pela Stellantis para 2025.