Além dos minúsculos ForTwo, a Smart já fabricou roadsters, pequenos esportivos e até hatches de quatro lugares. Até mesmo para ela criar um SUV representa quase que uma reinvenção da marca. Mas é algo estratégico.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O Smart Concept #1, atração do Salão de Munique, representa essa guinada estratégica. Até mesmo porque caminha para ser o primeiro carro criado pela fabricante desde que teve metade de suas ações vendida para a chinesa Geely, por parte da Daimler. Foi uma decisão estranha, mas que é tratada como salvação para a Smart.
Não por acaso, o SUV da Smart usa uma plataforma específica para carros elétricos (que nem mesmo a Mercedes tem, por enquanto, nem mesmo no EQS), que é a mesma plataforma de carros elétricos que a Geely vai usar em carros da Polestar e da Volvo, além de outras marcas do grupo.
E não tem nada de pequeno, como se espera de um carro da Smart. Ele tem 4,29 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,70 m de altura e bons 2,75 m. É mais largo e mais alto que um Mini Countryman porque é tudo menos pequeno. Na verdade, é quase tão grande quanto o Mercedes EQA.
O design, especialmente da traseira, também parece guardar alguma relação com os carros elétricos da Mercedes, apostando nas lanternas interligadas.
Os novos carros elétricos da Smart serão fabricados apenas na China, mas serão comercializados no mercado europeu a partir de 2023. Ainda não há previsão de preços para o Concept #1 definitivo, mas como a Smart agora procura se passar por uma marca mais adulta, dificilmente deixará sua imagem “quase premium” para trás.