A Huawei – sim, a fabricante de smartphones e outros eletrônicos – apresentou seu mais novo SUV elétrico na China. Trata-se do Aito M9, que é maior que um Mercedes GLS e tem versões elétrica e com autonomia estendida por um motor a gasolina. E já tem lançamento no Brasil confirmado para 2024 como Seres M9.
Na prática, o Seres M3 é 3 cm maior que o maior SUV da Mercedes. São 5,23 cm de comprimento, 1,99 cm de largura, 1,80 cm de altura e uma distância entre-eixos de 3,11 cm. E abusa das telas mais que a fabricante alemã: são três displays que somam 75 polegadas ocupando praticamente todo o painel.
Se é de tecnologia que a Huawei entende, o cockpit é baseado no software proprietário da empresa HarmonyOS 4 e o M9 ainda tem sistema de direção autônoma Huawei ADSl. O sistema de infoentretenimento inclui telas retráteis, opcionalmente com projetor na parte traseira.
Por sinal, a cabine é personalizável e pode ter de 3 a 6 lugares, todos individuais e ajustáveis eletricamente, proporcionando liberdade às necessidades dos usuários.
O Seres M9 já está em pré-venda na China com duas opções mecânicas: a BEV (totalmente elétrica) e EREV (elétrico com autonomia estendida). A versão EREV é a mais cotada para o Brasil e é movida por dois motores elétricos que somam 496 cv e que podem ser alimentados pela energia gerada pelo motor 1.5 turbo de 152 cv que atua apenas como gerador, aumentando o alcance das baterias, que podem ter 42 kWh e 52 kWh, com autonomias de 225 km e 275 km em modo elétrico. Com este conjunto, chega aos 100 km/h em 4,9 segundos.
Já o Seres M9 BEV tem outros dois motores elétricos que somam 530 cv, reduzindo o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Essa versão é alimentada por uma bateria de 100 kWh, que permite uma autonomia de 630 km e é baseada na plataforma Giant Whale 800 V da Huawei.
O Seres M9 inclui recursos de segurança como 9 airbags, cintos de segurança pré-tensionados e maçanetas mecânicas para auxiliar em emergências. Além de uma ampla proteção em sua bateria, evitando que sejam facilmente danificadas. Na China, o SUV já acumula 54.000 encomendas, de acordo com a fabricante.