BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Renault Rafale é um SUV cupê híbrido com nome e tecnologia de avião

Ainda sem previsão para o Brasil, o modelo pode ter até 300 cv de potência em sua versão topo de linha, híbrida plug-in

Por Joaquim Oliveira
Atualizado em 19 jun 2023, 11h03 - Publicado em 19 jun 2023, 11h03

A Renault acaba de transformar o monovolume Espace em um SUV. Agora, chegou a hora de conhecer o Rafale, outro SUV, que usa a mesma base de Espace e Austral, mas que tem carroceria tipo cupê. E, se visualmente é mais esportivo, também lhe cai bem a versão híbrida plug-in com 300 cv e tração integral.

“O novo Renault Rafale está no centro do plano estratégico da Renaulution, simbolizando nossa entrada na classe superior do mercado e mostrando que estamos bem representados em todos os segmentos. Com sua propulsão híbrida e um chassi de referência, o Rafale oferece um prazer de dirigir sem precedentes”, opina Fabrice Cambolive, CEO da Renault.

Renault Rafale
Renault Rafale (Divulgação/Renault)

Batizado com o nome do avião de corrida monolugar C460, que recebeu o nome Rafale em 1934, o SUV cupê de classe média alta quer posicionar a marca Renault ainda mais acima, potenciando maiores margens de lucros. Aliás, essa foi uma das prioridades definidas imediatamente pelo atual presidente do Grupo Renault, o italiano Luca De Meo, que depressa diminuiu a importância dos carros menores na montadora francesa e colocou o foco em automóveis maiores.

Compartilhe essa matéria via:

Com 4,71 metros de comprimento, o Rafale é feito sobre a plataforma modular CMF-CD da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. A motorização padrão é a mesma do recém-lançado Espace, que é movido por um motor 1.2 de três cilindros com 130 cv, aliado a outros dois motores elétricos, e câmbio automático.

Continua após a publicidade
Renault Rafale
Renault Rafale (Divulgação/Renault)

O resultado é que o motorista tem 200 cv disponíveis, que, no entanto, só são colocados na estrada pelo eixo dianteiro. O acionamento elétrico oferece 70 cv e é alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio com capacidade de 2,0 kWh e 400 volts.

Um segundo motor elétrico de 25 cv atua como gerador no arranque e garante a troca de marchas, contribuindo para atingir um consumo médio de 21,3 km/l, segundo a marca.

Continua após a publicidade
Renault Rafale
Renault Rafale (Divulgação/Renault)

O Rafale mais esportivo só deverá chegar na segunda metade de 2024. Por enquanto, o que se sabe sobre a variante é que será híbrida plug-in (ou seja, com necessidade de recargas em correntes elétricas), com tração integral e terá 300 cv de potência.

Por dentro, o novo SUV apresenta um painel moderno com duas telas, cada uma com 12 polegadas, além de um head-up display e bancos com apoio lateral reforçado. Um grande teto panorâmico pode ser total ou parcialmente sombreado com o apertar de um botão, mesmo sem persiana – como já acontece em BMW iX e Porsche Taycan. A tecnologia vem da aviação e é utilizada no Boeing 787 Dreamliner.

Renault Rafale
Renault Rafale (Divulgação/Renault)

No entanto, apesar do segmento premium, os bancos não serão revestidos em couro. Quem quiser elevar o nível de sofisticação a bordo terá que optar por bancos cobertos por Alcantara, que, dependendo da versão, podem exibir o logotipo da divisão esportiva Alpine iluminado. Graças ao entre-eixos de 2,74 metros, o Rafale oferece bom espaço para até cinco ocupantes e um porta-malas de 647 litros.

Continua após a publicidade
Renault Rafale
Renault Rafale (Divulgação/Renault)

Um total de 32 sistemas de assistência ao motorista e eletrônica de bordo com inteligência artificial, que auxilia o motorista ao volante com dicas, contribuem para o conforto e a segurança.

Tal como seus modelos irmãos Austral e Espace, o Rafale será produzido na fábrica espanhola de Palencia. O lançamento no mercado europeu é em março do ano que vem, mas não há previsão para chegar ao Brasil.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.