Relâmpago: Revista em Casa por R$ 9,90

Renault cria protótipo retrofuturista para quebrar recorde de autonomia

Filante Record 2025 tem visual inspirado carros clássicos do século passado e servirá como laboratório para tecnologias dos próximos modelos da Renault

Por João Vitor Ferreira
1 fev 2025, 08h18
RENAULT FILANTE RECORD 2025
 (Divulgação/Renault)
Continua após publicidade

O novo protótipo elétrico da Renault tem um único objetivo: se tornar um recordista mundial de autonomia e deixa isso evidente até no nome. O Filante Record 2025 será como um “laboratório sobre rodas”, como a própria montadora se refere, e utiliza inovações e tecnologias que serão levadas aos futuros modelos da Renault.

A inspiração para o design vem de carros mais antigos, como 40 CV des Records (1925-1926), o Nervasport des Records (1934) e o Étoile Filante (1956).A carroceria faz jus a esse legado nas rodas traseiras separadas da carroceria e nos faróis arredondados, características que remetem aos carros de corrida mais antigos.

RENAULT FILANTE RECORD 2025
(Divulgação/Renault)

O monolugar feito em parceria com a Ligier Automotive mede 5,12 m de comprimento e apenas 1,19 m de altura. O peso total é 1.000 kg, sendo que 600 kg são só da bateria de 87 kWh, a mesma capacidade do Scénic E-Tech, e fica montada sob os pés do motorista.

RENAULT FILANTE RECORD 2025
(Divulgação/Renault)

Para reduzir o peso e, consequentemente, melhorar a autonomia, a Renault usou materiais leves como fibra de carbono e ligas de alumínio na carroceria e chassi. Já as peças mais complexas foram feitas em impressoras 3D. E para reduzir o número de peças mecânicas, o carro usa sistemas by-wire para a direção e freios.

Continua após a publicidade
RENAULT FILANTE RECORD 2025
(Divulgação/Renault)

A preocupação com o peso foi tão grande que a cabine é completamente futurista. Há poucos botões e o assento é apenas uma lona esticada em duas hastes de carbono — é como uma rede ou cadeira de praia —, mas tem o benefício de se adaptar melhor ao corpo do motorista.

Compartilhe essa matéria via:

O volante é pouco convencional, semelhante aos joysticks de videogame, sendo movimentado por duas manetes nas extremidades. A única tela fica no centro da peça e mostra apenas as informações mais necessárias. Inclusive, o volante sobe junto com a capota, para facilitar a entrada do motorista.

Continua após a publicidade
RENAULT FILANTE RECORD 2025
(Divulgação/Renault)

Os pneus foram especialmente projetados pela Michelin para ajudarem na missão principal do Filante Record. Se comparado às borrachas tradicionais, os do protótipo têm uma resistência de rolamento 40% menor.

RENAULT FILANTE RECORD 2025
(Divulgação/Renault)

Ele será potente? Possivelmente não muito, já que o objetivo é entregar muita autonomia. Até o momento a Renault não tem nenhuma informação sobre os motores do Filante.

Continua após a publicidade
RENAULT FILANTE RECORD 2025
(Divulgação/Renault)

Mas podemos tomar o Scénic E-Tech como parâmetro. Com uma bateria de mesma capacidade, o SUV entrega até 217 cv e pode percorrer até 619 km pelo ciclo WLTP.

A revelação oficial do Filante Record 2025 será no dia 5 de fevereiro, durante o Salão Rétromobile de Paris, na França. Já suas primeiras provas de autonomia acontecerão ainda no primeiro semestre de 2025, mas a Renault não estabeleceu nenhuma meta para o protótipo. Aguardaremos cenas dos próximos capítulos para saber do que ele é capaz.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
ABRIL DAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.