Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Renault 5 Turbo 3E é hatch de 540 cv inspirado em carro de rali dos anos 1980

Após sucesso da versão tradicional na Europa, a marca francesa está trazendo de volta a versão esportiva do icônico R5 Turbo com motores dentro das rodas

Por Lucas Parente
Atualizado em 17 mar 2025, 17h46 - Publicado em 17 mar 2025, 16h46
Renault-5-Turbo-3E
 (Divulgação/Renault)
Continua após publicidade

A Renault vem usando o passado para inspirar seu futuro. No ano passado, resgataram o Renault 5 na forma de um carro elétrico bastante fiel ao design do carro original de 40 anos atrás. Foi um sucesso imediato, principalmente na França.

Com o grande sucesso do modelo, a Renault agora quer explorar outro público com uma variante esportiva do elétrico. Batizado como Renault 5 Turbo 3E, o projeto esportivo é totalmente inspirado no Renault 5 Turbo que correu nos ralis dos anos 1980.

Renault-5-Turbo-3E-00002-2048x1152
(Divulgação/Renault)

A plataforma é completamente diferente dos novos Renault 5 e o conceito de instalação dos seus motores também é diferente de todos os carros elétricos do mercado. Para chegar aos 540 cv em um carro tão pequeno, a Renault simplesmente instalou um motor de 272 cv em cada uma das rodas traseiras, literalmente dentro das rodas. Essa solução deixa o centro de gravidade do carro bem baixo e aumenta o espaço para a bateria.

O torque dos dois motores somados é de 489 kgfm, mas não quer dizer que tudo isso chegará aos pneus – que derreteriam com tanta força. Além do mais, é um carro muito leve: seu chassi é feito de fibra de carbono (pela Alpine) e, por isso, este esportivo será 50 kg mais leve que o Renault 5 elétrico comum: terá cerca de 1.450 kg.

Renault-5-Turbo-3E
(Divulgação/Renault)
Continua após a publicidade

No assoalho, uma bateria de 70 kWh foi colocada, fornecendo uma autonomia de até 400 km para o esportivo. Outra diferença importante é a arquitetura elétrica de 800 V, o que significa um carregamento mais rápido e eficiente.

Ao contrário da versão padrão, o Renault 5 Turbo está equipado com um sistema elétrico de 800 V, o que significa um carregamento mais rápido e eficiente. Aceita recargas a até 350 kW, podendo levar a carga de 15% a 80% em apenas 15 minutos.

Renault-5-Turbo-3E-00001-2048x1152
(Divulgação/Renault)
Continua após a publicidade

O resultado de tanto empenho para fazer um carro elétrico pequeno, potente e leve será um 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos. Além disso, Renault 5 Turbo 3E terá assistência de drift e freio de mão hidráulico, assim como os carros de rali.

Visual esportivo

Renault-5-Turbo-3E-00007-2048x1366
(Divulgação/Renault)

A versão esportiva do R5 tem um visual totalmente diferente da versão padrão. Foi adicionado um body kit por toda a carroceria, deixando o modelo 30 mm maior em relação a versão padrão. O para-brisa também foi alterado por conta das proporções.

Renault-5-Turbo-3E-00006-2048x1261
(Divulgação/Renault)
Continua após a publicidade

Rodas de 20 polegadas também podem ser vistas, com grandes aberturas nos arcos para passagem de ar e resfriamento dos freios e motores.

Compartilhe essa matéria via:
Renault-5-Turbo-3E
(Divulgação/Renault)

A cabine teve o painel original preservado, mas perdeu os assentos traseiros e ganhou bancos esportivos e a alavanca para o freio traseiro hidráulico. Há, ainda, cintos de segurança de seis pontos, acabamento em carbono, revestimentos em Alcantara e duas telas de 10”.

Continua após a publicidade
Divulgação
(Divulgação/Renault)

A versão divulgada pela Renault traz uma referência clara à pintura do modelo Tour de Corse de 1982 do R5 Turbo original. Mas ele também será oferecido em outras cores, além de muitas opções de personalização.

Renault-5-Turbo-Tour-de-Corse-68179
(Divulgação/Renault)

A Renault produzirá exatos 1.980 exemplares do Renault 5 Turbo 3E, uma referência ao ano de lançamento do carro de rali original. Cada exemplar terá preço entre os 100.000 e 200.000 euros – é um Renault que pode custar entre R$ 620.000 e R$ 1,2 milhão. O modelo será vendido apenas na Europa, Oriente Médio, Japão e Austrália. A estreia está programada apenas para 2027.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.