Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Redes de postos começam a cobrar por recarga de carros elétricos no Brasil

Antes gratuitos, eletropostos começam a cobrar pela recarga de carros elétricos - e não custa barato

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 Maio 2023, 00h06
EZVOLT
EZVolt inaugurou o primeiro posto 100% elétrico (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O aumento nas vendas de carros híbridos e elétricos tem causado um avanço geral na eletromobilidade do Brasil. Um dos sinais é a evolução nos postos de recarga, em volume, variedade e qualidade. Para isso, pontos gratuitos, que serviram como um incentivo inicial, deixam de ser a única opção e passam a conviver com pontos que cobram pela recarga.

Com a cobrança vem a promessa de um melhor serviço, já que muitos carregadores públicos gratuitos carecem de reparos e atualizações, e com a possibilidade de agendamento, para evitar filas de espera.

Tradicionais distribuidoras de combustíveis entraram para o ramo da eletromobilidade. A Raízen, empresa responsável por postos da Shell, já tem diversas estações de recarga Shell Recharge em rodovias e centros urbanos, com conectores CCS2 e CHAdeMO, e potências de 30 a 150 kW. O valor cobrado varia entre R$ 1,90 e R$ 2,10/kWh, ou seja, paga-se entre R$ 95 e R$ 105 para a recarga completa de um modelo com bateria de 50 kWh, como o Peugeot e-208 GT.

A Vibra, ex-BR Distribuidora, gestora dos postos Petrobras, também já possui sete carregadores com potência máxima de 150 kW no Brasil, com plugues CCS2, Tipo 2 e CHAdeMO. Por enquanto, esses eletropostos Petrobras não cobram pela recarga, mas no segundo semestre acaba a gratuidade. Os valores a serem cobrados ainda não foram definidos.

ROSEIRA (SP), 30/06/2022 - ENERGIA / COMBUSTÍVEL - Vibra inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido do país para recarga elétrica de veiculos. Localizado na rodovia Presidente Dutra, o posto Petrobras Arco Iris, no município de Roseira/SP, é primeiro posto a receber o projeto que pretende eletrificar 50 postos em rodovias, criando o maior corredor elétrico do Brasil, com quase nove mil quilômetros de extensão até 2023. Foto de Alexandre Brum/Enquadrar/Vibra
(Vibra/Divulgação)
Continua após a publicidade

No posto dedicado totalmente à recarga de elétricos, inaugurado recentemente em São Paulo pela EZVolt, que é uma parceria com a Vibra, o consumidor já paga (R$ 1,97/kWh). Para um veículo cuja bateria tem 50 kWh, uma recarga completa sai por R$ 98,5. Nos dois casos, Shell e EZVolt/Petrobras, o pagamento é feito via aplicativo.

Como comparação, postos da Alemanha cobram cerca de 0,40 euros/kWh, ou seja, aproximadamente R$ 2,25/kWh. E, nos Estados Unidos, é preciso desembolsar, em média, US$ 0,40/kWh, ou R$ 2,10/kWh. Ou seja, numericamente, fica mais caro recarregar nesses países, onde ainda existem eletropostos públicos com recargas gratuitas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.