Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Próxima geração do Chevrolet Bolt deverá ter pneus sem ar da Michelin

Enquanto a fabricante de pneus "dedurou" possíveis planos da GM, a montadora se prepara para voltar a produzir a atual geração do modelo

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 21 fev 2022, 17h25 - Publicado em 21 fev 2022, 17h09
Bolt com pneu sem ar da michelin
 (Michelin/Divulgação)
Continua após publicidade

A General Motors não confirma, mas parece que outra empresa vazou a informação que uma possível nova geração do Chevrolet Bolt esteja a caminho. Em entrevista à CNN Business, o porta-voz da montadora, Dan Flores, falou muito sobre a atual situação do EV, mas não revelou detalhes sobre o futuro do modelo.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Entretanto, o CEO da Michelin da América do Norte, Alexis Garcin, disse ao mesmo canal que pretende lançar a inovadora tecnologia de pneus sem ar em um Bolt de segunda geração. “Queremos trazer a próxima geração do Chevrolet Bolt com pneus sem ar e isso acontecerá agora nos próximos três a cinco anos”, disse o executivo.

A UPTIS, como foi batizada a tecnologia dos novos pneus, já vem sendo testada desde 2019 nos primeiros Bolt. Porém, uma demonstração de outubro do ano passado, onde o pneu foi testado por dois youtubers, o veículo utilizado foi um Mini elétrico.

Os pneus dispensam a borracha e câmara de ar, substituídos por hastes de borracha que se assemelham às esteiras de tanques de guerra. Segundo a Michelin, o UPTIS é mais ecológico, já que é feito de materiais renováveis ou de origem biológica e não fura, evitando o descarte prematuro de 200 milhões de pneus anualmente. Sua produção também será mais simples, podendo ser em uma impressora 3D.

Continua após a publicidade
Bolt ev com penus sem ar
(Michelin/Divulgação)

A verdade é que a introdução de uma nova geração do Bolt pode não estar longe. Segundo relatado pelo site americano Carscoops, funcionários da GM disseram que a empresa está trabalhando em um futuro modelo elétrico que custará por volta de U$ 30.000 (R$ 153.000 em conversão direta). Ou seja, a mesma faixa de preço do modelo atual. 

Uma nova geração também pode ser a melhor forma de reconquistar a confiança do consumidor. Desde que foi lançado, diversas unidades do Bolt pegaram fogo por conta de um defeito na fabricação de suas baterias. A falha obrigou a GM a fazer diversos recalls, atingindo todos os modelos fabricados entre 2017 e 2020. Estima-se que mais de 140.000 veículos foram recolhidos no mundo todo, incluindo 235 unidades brasileiras.

Continua após a publicidade
Bolt ev com pneus sem ar da michelin
(Michelin/Divulgação)

Como vai o Bolt?

Tanto o hatch, quanto o SUV (chamado de bolt EUV), tiveram sua produção paralisada em 15 de novembro de 2021. Desde então, a GM, junto com a LG Chem, empresa responsável pelo fornecimento das baterias, estão trabalhando para substituir os módulos de bateria defeituosos por novos.

Compartilhe essa matéria via:

A fornecedora coreana concordou em reembolsar a montadora em cerca de U$ 1,9 bilhões (R$ 9,5 bilhões), associados aos custos do recall.

A novidade é que a produção já tem data para recomeçar: 4 de abril. “Como resultado desse progresso e da capacidade de nosso fornecedor de fornecer mais módulos, nos sentimos confiantes de que podemos equilibrar as substituições com a nova produção de varejo.”, explicou Dan Flores.

Continua após a publicidade
Chevrolet Bolt 2022
Para diminuir os riscos de incêndio, a GM recomendou aos donos de Bolt que estacionassem seus veículos ao ar livre e não deixassem a bateria carregar acima dos 90% (Divulgação/Chevrolet)

Além das duas versões do Bolt, a fábrica Orion’s Assembly, no Michigan, também será a casa das novas picapes elétricas da GM, a Chevrolet Silverado EV e a GMC Sierra EV. Em teoria, isso coloca em dúvida o futuro do Bolt por lá, o que vai contra as informações da Michelin.

No Brasil, a estreia da versão reestilizada do modelo estava programada para setembro, mas precisou ser adiada. Na época em que foi anunciado o recall, a GM disse que todas as unidades 2022 serão importadas já com os módulos em conformidade. Logo, é possível que a marca retome os planos de lançamento do elétrico em breve.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.