Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Projeto de Stellantis e Senai já transforma Fiat Fiorino em carro elétrico

O projeto está desenvolvendo um kit de conversão que será vendido na Europa e inicialmente servirá para utilitários pequenos

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 30 jan 2023, 17h23 - Publicado em 19 jan 2023, 06h53
retrofit stellantis
 (Divulgação/Stellantis)
Continua após publicidade

Os planos da Stellantis são de atingir a neutralidade em carbono até 2038. Porém, isso vai além do lançamento de novos veículos elétricos. A novidade é que a empresa, em parceria com o Senai está desenvolvendo um projeto de conversão de veículos a combustão em elétricos aqui no Brasil.

Inicialmente, o retrofit, como é chamado esse tipo de conversão, vai abranger somente comerciais leves.

O processo de conversão teve início no ano passado e usou os modelos Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Na etapa atual, esses carros estão trocando seu trem de força a combustão e recebendo um kit de conversão e conjunto de baterias, que serão alocadas no compartimento de carga para não comprometer a estrutura do veículo.

retrofit stellantis
(Divulgação/Stellantis)

A fase de testes será em vias públicas e começará em abril. A Stellantis disponibilizará os utilitários a clientes B2B selecionados, que rodarão aproximadamente 100 km por dia durante o expediente. Os dados coletados servirão para identificar os principais fatores técnicos e econômicos dos componentes e para ajustar quaisquer parâmetros, caso necessário.

Continua após a publicidade

O objetivo é oferecer uma alternativa mais barata e de qualidade assegurada pelos itens originais de fábrica, facilitando a homologação e tornando os carros mais seguros.

O projeto também conta com a parceria de outras empresas, como a Weg e a FuelTech, que já atua com convertendo veículos a combustão em elétricos. Ele está sendo executado através do Senai A3 da Rota 2030, programa de incentivo do Governo Federal para o desenvolvimento do setor automotivo. Para o futuro, a intenção é desenvolver um kit de conversão também para carros de passeio.

Continua após a publicidade
retrofit stellantis
(Divulgação/Stellantis)

“Nesse momento, essa iniciativa está sendo desenvolvida apenas em frotas de veículos comerciais, mas a intenção é expandirmos para outros modelos, a fim de atender a todos os públicos nas próximas etapas”, disse o diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei.

Se tudo sair como planejado e o feedback dos clientes brasileiros for positivo, a ideia implementar e comercializar o kit de conversão na Europa a partir de 2024, primeiro na França e depois no resto do continente, como informa a Stellantis.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.