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Projeto de lei propõe aulas de direção em carros automáticos e elétricos

O mesmo projeto também prevê a criação de um curso obrigatório sobre educação no trânsito

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2024, 19h11 - Publicado em 28 out 2024, 17h00
Renault Kwid E Tech
Renault Kwid E Tech (Divulgação/Renault)
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Um novo projeto de lei propõe a possibilidade de que carros automáticos e elétricos sejam utilizados em aulas prática de direção, no caso de um novo processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O projeto também prevê a obrigatoriedade de um curso de educação no trânsito.

Em tramitação no Senado Federal, o projeto de lei (PL 3.688/2024) tem como autora a senadora Teresa Leitão (PT-PE). No primeiro caso, Teresa justifica que elétricos e automáticos possam ser utilizados nas aulas práticas por uma visão de mercado, já que a maioria dos carros novos oferecidos atualmente no Brasil são automáticos – e os elétricos entram nesta conta.

Assim, candidatos ao documento que terão maior contato com carros automáticos já poderiam realizar o aprendizado em um semelhante. “Atualmente não existe possibilidade de sua utilização para fins de aprendizagem, vez que até o presente momento não houve regulamentação pelo órgão máximo executivo de trânsito”, apontou a autora à Agência Senado.

alavanca de câmbio Prisma LTZ
Câmbio automático (Divulgação/Chevrolet)

Em outros pontos do PL, a autora propõe a criação de um curso de educação no trânsito obrigatório para a obtenção da CNH. Para ela, a educação no trânsito tem que ser “uma política de segurança pública que deve ser eficaz na proteção da integridade física do cidadão brasileiro” e “uma política pública eficiente para formação de cidadãos no exercício de sua cidadania”.

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O curso em questão deverá abordar, entre outros temas, legislação de trânsito, direção defensiva, instruções básicas de primeiros socorros, noções de cidadania e conceitos de proteção ao meio ambiente que tenham relação com o trânsito. Teresa Leitão justifica a proposta com o aumento nos sinistros de trânsito.

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