Andando pelas ruas do Brasil, ainda vemos alguns modelos do Smart ForTwo rodando por aí. É um pouco raro atualmente, mas ainda achamos alguns perdidos por aí.
Acontece que a marca alemã, que desde 2019 faz parte de uma joint venture entre a Mercedes-Benz e a chinesa Geely, não tem apenas aquele carro disponível. Com uma gama apenas de carros elétricos atualmente, a empresa anunciou agora o seu primeiro SUV premium de porte médio.
Batizado como Smart #5, este é o terceiro modelo no portfólio totalmente elétrico da montadora. O SUV conta com uma gama completa de equipamentos, além de um sistemas ADAS.
Com mais de 4,7 m de comprimento e um entre-eixos de 2,9 m, o modelo foi projetado pela Mercedes mas traz design típico da Smart, como o teto panorâmico e portas sem moldura.
A frente, o Smart #5 apresenta faróis com uma disposição diferente. Nas extremidades há dois filetes que se interligam por uma barra preta com outro 4 filetes de luzes. O para-choque é cheio de vincos e com alguns detalhes em uma cor diferente da carroceria.
O restante da carroceria é bem sóbrio, sem muitas curvas. Além disso, a traseira se inspira na frente do carro, com lanternas com o mesmo diante óptico e para-choque bicolor.
Tudo isso se enquadra para as duas versões do #5: a Summit e a Premium. No entanto, essa primeira traz também o exclusivo pacote Adventurers’ Collection, com foco off-road. A variante combina inovações e luxuosidade, ganhando uma barra de luz no teto, engate de reboque elétrico e a proteção inferior da carroceria, além de suporte de teto, degraus laterais e escada lateral.
O interior tem destaque principal pelas três telas, sendo um display de instrumentos de 10,3 polegadas e outros dois monitores AMOLED de 13 polegadas. Há ainda um head-up display de 25,6 polegadas com realidade aumentada. Tudo isso pode ser controlado através do assistente de voz gerido por IA.
O desempenho e a motorização do Smart #5 ainda não foram divulgados oficialmente pela marca. Porém, por meio do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, há 4 opções registradas pro modelo no país.
A primeira é uma básica, com apenas 339 cv. Acima dela, existe uma opção um pouco mais potente, com cerca de 362 cv de potência.
Já a versão intermediária é bem mais potente. Ela traz dois motores, um dianteiro de de 224 cv e outro traseiro de 362 cv. No total, a potência combinada chega aos 587 cv. Acima dela está a topo de linha, que possui um motor traseiro mais potente, com 421 cv de potência. Combinados, eles entregam 646 cv.
A plataforma do modelo é 800 V, por conta disso o Smart #5 pode alcançar níveis maiores de carregamento de desempenho. A bateria é de 100 kWh, podendo alcançar mais de 740 km no ciclo CLTC, segundo a empresa. Há também uma função de supercarga (4C), podendo levar o carro de 10% a 80% em apenas 15 minutos.
O modelo ainda não teve seu valor divulgado pela montadora. A estreia oficial e início das entregas estão programadas para o início de 2025.