A Toyota está preparado uma grande ofensiva no mercado de veículos comerciais na Europa, graças também a uma ajudinha da Stellantis. Além de ter confirmado o lançamento da Hilux híbrida, também completará sua linha ProAce com uma van maior e bastante conhecida dos brasileiros: a Fiat Ducato, mas em versão híbrida.
Começando pela picape, a Toyota Hilux híbrida tem o mesmo visual da picape brasileira, mas seu motor 2.8 turbodiesel, que por aqui rende 204 cv e 50,9 kgfm, é assistido por um motor-gerador de 48 volts.
Infelizmente, a Toyota não divulgou nenhuma informação muito concreta sobre a Hilux híbrida, mas a marca deixou escapar no passado que será 10% mais eficiente e terá uma aceleração mais suave e frenagem regenerativa, que ajudarão a encarar obstáculos off-road. Também foi divulgado que sua força será a mesma, podendo rebocar até 3.500 kg e até 1.000 kg de carga útil. Seu lançamento na Europa será em 2024.
A outra novidade é a Toyota ProAce Max, uma van de grande porte fabricada pela Fiat. Porque nada mais é do que uma Ducato — ou Citröen Jumper ou Peugeot Boxer — com o logo da montadora japonesa e uma leve mudança na dianteira. De resto, desde os faróis de LED até as rodas de 16’’ vieram dos modelos Stellantis. Ela complementa a família composta pelas ProAce e ProAce City, todos derivados de carros da Stellantis.
A ProAce Max teve apenas a sua versão elétrica anunciada e nada foi falado sobre uma possível versão a diesel. Logo, assim como as irmãs europeias, o furgão da Toyota tem motor elétrico de 270 cv e 41,8 kgfm, alimentado por uma bateria de 110 kWh que garante autonomia de até 420 km. O sistema aguenta carregamentos de até 150 kW, podendo ir de 0% a 80% de carga em cerca de meia hora.
O utilitário espaço de carga com até 17 m³ e está disponível em 6 variantes, podendo alterar entre duas distâncias entre eixos, dois comprimentos e três alturas distintas. Há também opções com caçamba basculante, chassi, plataforma e cabine dupla.
Quanto às versões de médio e pequeno porte, as mudanças foram basicamente estéticas. Ambos mantiveram suas capacidades de 6,6 m³ para o ProAce e 4,4 m³ para o ProAce City, mas ganharam detalhes na dianteira para ficarem mais parecidos com o ProAce Max e, consequentemente, com os modelos da Stellantis.
Por outro lado, suas versões elétricas tiveram seu alcance estendido. O ProAce agora tem autonomia de até 350 km, já o City faz 330 km com apenas uma carga. Assim como no ProAce Max, não foi mencionado nada sobre modelos a diesel.