Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Primeiros Série 0 da Honda têm traseira bem estranha e estreiam em 2026

Honda apresenta SUV em forma de carro espacial e sedã com frente de Lamborghini Gallardo e sem para-brisas traseiro

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 12 jan 2025, 14h49 - Publicado em 12 jan 2025, 13h00
Honda Série 0
Novos Honda Série 0 ainda são protótipo, mas já estão bem próximos da produção (Divulgação/Honda)
Continua após publicidade

O futuro da Honda ainda não chegou, mas já foi anunciado. Durante a CES 2025, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a montadora mostrou as novas versões dos conceitos Honda Série 0, que estão bem próximos de uma versão de produção.

Os primeiros conceitos foram apresentados na mesma feira de tecnologia do ano passado e passaram por uma evolução nesse período. Tratam-se de dois veículos: um sedã e um SUV, ambos elétricos. Mas a família será maior, uma vez que a Honda já anunciou um investimento de R$ 332 bi para lançar sete modelos da Série 0.

Honda Série 0
Dianteira é bem parecida com a de carros modernos, como o Fiat Grande Panda (Divulgação/Honda)

Além da tecnologia avançada, a dupla chama muita atenção pelo o seu design futurista. Olhando de frente, o SUV tenta ser um pouco mais convencional. Ele traz faróis pequenos e DRLs pontilhados em LED, além de um logo iluminado. Todos estão dispostos no mesmo nicho, onde haveria uma grade em carros a combustão, assemelhando-se a outros carros modernos, como o Fiat Grande Panda.

Honda Série 0
Já a traseira quebra o que temos de convencional (Divulgação/Honda)

O para-choque é pronunciado e o resto da carroceria tem um visual bem limpo, sem muitos vincos ou curvas chamativas. O para-brisas é bem inclinado, mas a surpresa maior é quando chegamos na traseira.

Ela não tem um caimento como o de um cupê. Tão pouco segue os padrões mais tradicionais dos SUVs. O porta-malas é reto, com uma pequeno para-brisas e uma luz em forma de “U”, que funciona quase como uma moldura.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O SUV é baseado no conceito Space Hub Minivan e mudou muito de 2024 para cá. Embora tenha ficado mais semelhante a uma SUV convencional, a traseira “diferentona” deixa clara a inspiração espacial do modelo.

O sedã, chamado de Saloon 0, por outro lado, busca misturar conceitos estéticos retrôs com a modernidade. Se comparado ao protótipo do ano passado, ele manteve como característica a carroceria em forma de cunha, mas foi bem redesenhado para ter ares mais esportivos.

Honda Série 0
(Divulgação/Honda)

A Honda não disse nada, mas não seria estranho chutar que a inspiração veio no famoso Lamborghini Gallardo. O capô e os faróis são muito parecidos com os do esportivo italiano, porém o para-choque mantém a forma mais quadrada que vimos no conceito de 2024.

Continua após a publicidade

Um detalhe interessante é que os faróis têm tampas deslizantes que podem se abrir e fechar. Seria esse um o sucessor espiritual dos faróis pop-up?

Honda Série 0
No 0 Saloon frente lembra o Lamborghini Gallardo (Divulgação/Honda)

Mas a traseira do Saloon é tão estranha quanto a do SUV. Ela é voltada para cima e tem uma grande área retangular onde ficam os LEDs e o nome “Honda” e nada de para-brisas. O para-choque acompanha o movimento do resto da carroceria e é bem volumoso.

Do lado de dentro já não há tanto com o que se estranhar. Os dois modelos compartilham o design interno, onde destacam-se o conjunto de três telas que ocupam todo o painel e a iluminação ambiente de LED e os monitores que substituem os retrovisores laterais. Os bancos são todos brancos e o volante tem forma de manche, semelhante aos Tesla.

Honda Série 0
A traseira chama atenção pelo formato e por não ter para-brisa (Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

O futurismo dos Série 0 não fica apenas no visual. Os dois terão o sistema steer-by-wire da Honda, que integra a direção, suspensão e freios. Eles serão feitos sobre uma nova plataforma, que busca ser mais leve ao reduzir o tamanho da bateria. Essa é a mesma arquitetura que a Sony usará em seu carro.

Honda Série 0
(Divulgação/Honda)

Apesar do tamanho reduzido, fala-se em um alcance de 438 km, que não é muito impressionante, mas está dentro da média dos elétricos modernos. O segredo para autonomia estará nos softwares que administrarão o uso da carga de maneira mais inteligente.

A Honda, porém, não deu quaisquer informações sobre potência, torque ou mesmo tempo de carregamento. Mas informaram que o modelo estará disponível com tração traseira ou integral, o que nos permite suspeitar que haverão modelos com mais de um motor.

Honda Série 0
(Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Eles também terão sistema autônomo de nível três, que permite ao motorista tirar totalmente a atenção da estrada em situações específicas. No caso dos Serie 0 seria nos congestionamentos , funcionalidade essa que a Honda chama de “eyes-off”.

Entretanto, o uso dessa tecnologia vai depender muito mais da legislação de onde os carros serão vendidos do que da montadora. A Honda está trabalhando com a Helm.ai para refinar o sistema e garante que ele será capaz de lidar com situações e desafios do mundo real.

Honda Série 0
(Divulgação/Honda)

Tudo isso só funcionará graças ao ASIMO OS, o novo sistema operacional automotivo da Honda. O nome foi dado em homenagem ao famoso robô humanoide da empresa criado em 2000. Ele une assistência ao motorista, infoentretenimento e atualizações over-the-air, podendo aprender os comportamentos do motorista com o tempo.

Continua após a publicidade

Para sustentar o ASIMO OS a Honda desenvolveu novos processadores em parceria com a Renesas. Todos os chips estarão integrados a uma única unidade central, sendo responsáveis por gerenciar tudo no carro, ao mesmo tempo em que melhoram o desempenho e a eficiência energética.

Série 0 e Afeela
Conceitos anteriores de ambos os modelos apresentados na CES 2024 (Divulgação/Honda)

Os dois primeiros Série 0 serão produzidos no EV Hub da Honda em Ohio, nos EUA. A previsão de lançamento do SUV é para o início de 2026, enquanto o sedã chegará no final do mesmo ano. Eles também serão vendidos na Europa e Japão mas, por enquanto, ainda não há uma data para isso.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.