Primeiros carros da BYD lançados no Brasil aparecem em nova geração na China
Os BYD Tan e Han tiveram fotos de suas novas gerações vazadas na China; segundo a impresa, lançamento será ainda esta semana

Apesar do sucesso recente, a BYD já tem carros disponíveis no Brasil há pelo menos 3 anos. O SUV Tan chegou ao mercado brasileiro em 2022 e segue até hoje, assim como o sedã Han. Esses foram os primeiros carros não comerciais da marca disponíveis em nosso mercado.
Como o mercado chinês é muito dinâmico, ambos modelos já passaram por algumas poucas mudanças ao longo dos últimos anos. No entanto, segundo a imprensa chinesa, eles estão prestes a receber uma nova geração na China.

Fotos dos modelos atualizados foram divulgadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). A imprensa chinesa afirma que a nova geração do Tan e do Han serão apresentados juntos no próximo dia 17 (sexta-feira).
Alterações visuais e mecânicas
BYD Tan
O enorme BYD Tan foi o primeiro SUV elétrico de sete lugares a pisar em solo brasileiro. Apesar de não ter um grande volume de vendas, principalmente por conta de seu alto preço (R$ 536.800), ele segue à venda no Brasil.
A nova geração do modelo mantém a linguagem de design Dragon Face da BYD e, por conta disso, mudanças não são tão drásticas em comparação à reestilização apresentada no Brasil no ano passado.

A frente foi remodelada, trazendo um novo para-choque e faróis ainda mais finos – mas o friso cromado com o logo da BYD foi mantido.
O design parece apenas um pouco mais simples e elegante, abandonando o toque esportivo que o anterior tinha. É possível ver isso nas novas duas rodas apresentadas, que não são mais escurecidas (pelo menos nas fotos divulgadas pelo MIIT). Há também um novo detalhe cromado entre o para-lama e a porta dianteira, bem como uma “tampa” na coluna C ao invés do vidro como era antigamente.
A traseira está menos agressiva, mas tem praticamente a mesma disposição do antigo. O desenho interno da lanterna está discretamente diferente, assim como o para-choque e o spoiler traseiro.
Já no teto é possível ver um sistema de radares LiDAR, antecipando que o sistema de condução autônoma foi aprimorado.

Diferente do Brasil, na China o Tan é oferecido em versões híbrida plug-in e elétrica. O conjunto híbrido do SUV é o DM-i de quinta geração da BYD, com motor 1,5 turbo de 156 cv alinhado a um motor elétrico de 271 cv. Há também duas variantes elétricas, uma menos potente de apenas um motor e outra com a mesma configuração que o modelo vendido no Brasil, com dois motores elétricos gerando 517 cv e 71,4 kgfm.
Não foi informado se terão alterações mecânicas. A versão com dois motores vendida no Brasil tem uma enorme bateria de 108,8 kWh, podendo rodar até 462 km em ciclo misto de acordo com nossos testes. Já a variante híbrida está equipada com o conjunto DM-i 5.0, que, segundo a BYD, oferece mais de 2.000 km de autonomia.
BYD Han
Assim como o primo SUV, o BYD Han continua com a linguagem de design Dragon Face. A atualização foi bem semelhante à do Tan, com elementos parecidos e, principalmente, o novo sistema LiDAR de série.

A nova geração do sedã adota um conjunto de faróis inéditos e uma aparência mais luxuosa. As rodas são inéditas, assim como outros elementos no perfil do carro, como os vincos na carroceria e um friso escurecido na porta da frente.
A traseira também foi renovada, com lanternas aprimoradas e um novo para-choque com apliques escurecidos.

O sedã, além de mais elegante, também ficou (muito) maior. Agora, ele conta com 5,05 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,50 m de altura e um enorme entre-eixos de 2,97 m.
As motorizações disponíveis para o Han na China são as mesmas do BYD Tan, com uma versão híbrida plug-in de quinta geração e duas totalmente elétricas.

Vinda ao Brasil
Segundo a imprensa chinesa, as novas gerações dos dois carros da BYD estrearão ainda esta semana na China. Não se sabe se os modelos atualizados virão ao Brasil, mas não seria uma surpresa se pintassem por aqui no futuro.