Por risco de incêndio, quase 100.000 BYD Dolphin e Yuan Plus têm recall na China
Maior recall da história da BYD envolve a direção elétrica dos carros; fabricante diz que defeito não inclui carros vendidos no Brasil
A BYD protocolou um recall para quase 100.000 unidades dos Dolphin e Yuan Plus na China por conta de um erro de produção. A falha pode levar a incêndio.
De acordo com o plano de recall apresentado à Administração Estatal de Regulamentação de Mercado da China (SAMR), o defeito estaria no processo de fabricação do controlador do conjunto da coluna de direção elétrica (CEPS).
Quando a tampa do equipamento é fechada, ela pode interferir nos capacitores da placa de circuito do controlador, causando microfissuras nos capacitores. Essas rachaduras podem se expandir durante o uso do veículo, levando a curtos-circuitos, superaquecimento e, consequentemente, a incêndios, representando um risco à segurança.
Procurada, a BYD Brasil disse que “trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil”.
Ao todo, estão convocadas para o recall 87.762 unidades dos BYD Dolphin e Yuan Plus fabricados entre 4 de fevereiro de 2023 e 26 de dezembro de 2023. Outras 8.952 unidades do Yuan Plus fabricadas entre 2 de novembro de 2022 e j9 de junho de 2023 também estão envolvidas.
A solução para o defeito será a instalação de almofadas de isolamento nos controladores para eliminar 0s riscos à segurança. Recalls são raros na BYD e este já pode ser considerado o maior da sua história.