Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Por que a BYD enfrenta enxurrada de reclamações dos clientes chineses?

Proprietários protestam após terem comprado um carro e ele ter sido atualizado pouco depois com novos sistemas autônomos

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 24 fev 2025, 17h31 - Publicado em 24 fev 2025, 15h54
Concessionária BYD
 (Divulgação/BYD)
Continua após publicidade

Conforme o mercado chinês vai amadurecendo, algumas práticas comuns das fabricantes vão sendo questionadas. Uma delas é a velocidade na qual as empresas mexem nos carros e nos seus preços. A BYD está sendo alvo de muitas reclamações dos clientes chineses após anunciar as novas tecnologias de condução semiautônoma para quase toda a linha de produtos.

Os chineses estão usando o site 12365auto.com para reclamar da forma como a BYD lançou a nova tecnologia, desvalorizando os veículos que foram vendidos algumas semanas antes. A plataforma tem mais de 4.700 reclamações, como conta a agência Reuters.

BYD-Seal-06
(Reprodução/Internet)

Um exemplo do caso é a reclamação de um proprietário do Seal 06 DM-i, um sedã híbrido plug-in. Diz o cliente que perguntou ao vendedor se o carro teria alguma novidade ainda este ano, assim ele iria esperar pelo novo modelo.

“Mas apenas 15 dias após pegar o carro, um modelo novo chegou ao mercado com grandes melhorias na configuração pelo mesmo preço”, disse o cliente. A BYD tem oferecido o novo pacote ADAS de graça para quase toda a sua linha, o que inclui o Seal 06.

Continua após a publicidade

 

Outra reclamação é de uma pessoa que comprou o Yuan Pro (vendido na China como Yuan Up) em outubro e, quatro meses depois, a mesma versão recebeu o novo pacote ADAS. “Isso levou a uma depreciação significante do veículo nas minhas mãos apenas quatro meses depois da compra, e não há nenhum plano de compensação ou atualização”, reclama o proprietário.

byd yuan pro

O que o cliente mais reclama é que o novo modelo chegou às lojas pelo mesmo preço do anterior e a BYD não oferece um plano de troca do usado pela versão nova com um desconto, algo que outras fabricantes estão fazendo na China.

Continua após a publicidade

Isto é um dos efeitos da competitividade do mercado chinês. Além da rapidez com que adicionam novas tecnologias e mudam o design dos veículos, as marcas tem reduzido os preços constantemente, além de oferecer incentivos para atrair os clientes.

A redução de preços é uma reclamação constante até para outras marcas, como Buick. A mesma plataforma chinesa mostra clientes lamentando terem comprado os veículos e o preço de tabela ter sido reduzido pouco depois. Até mesmo a Tesla fez isso, em resposta aos movimentos das rivais na China, o que levou centenas de proprietários a voltar às concessionárias para pedir descontos ou créditos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.