Por que a BYD enfrenta enxurrada de reclamações dos clientes chineses?
Proprietários protestam após terem comprado um carro e ele ter sido atualizado pouco depois com novos sistemas autônomos

Conforme o mercado chinês vai amadurecendo, algumas práticas comuns das fabricantes vão sendo questionadas. Uma delas é a velocidade na qual as empresas mexem nos carros e nos seus preços. A BYD está sendo alvo de muitas reclamações dos clientes chineses após anunciar as novas tecnologias de condução semiautônoma para quase toda a linha de produtos.
Os chineses estão usando o site 12365auto.com para reclamar da forma como a BYD lançou a nova tecnologia, desvalorizando os veículos que foram vendidos algumas semanas antes. A plataforma tem mais de 4.700 reclamações, como conta a agência Reuters.

Um exemplo do caso é a reclamação de um proprietário do Seal 06 DM-i, um sedã híbrido plug-in. Diz o cliente que perguntou ao vendedor se o carro teria alguma novidade ainda este ano, assim ele iria esperar pelo novo modelo.
“Mas apenas 15 dias após pegar o carro, um modelo novo chegou ao mercado com grandes melhorias na configuração pelo mesmo preço”, disse o cliente. A BYD tem oferecido o novo pacote ADAS de graça para quase toda a sua linha, o que inclui o Seal 06.
Outra reclamação é de uma pessoa que comprou o Yuan Pro (vendido na China como Yuan Up) em outubro e, quatro meses depois, a mesma versão recebeu o novo pacote ADAS. “Isso levou a uma depreciação significante do veículo nas minhas mãos apenas quatro meses depois da compra, e não há nenhum plano de compensação ou atualização”, reclama o proprietário.
O que o cliente mais reclama é que o novo modelo chegou às lojas pelo mesmo preço do anterior e a BYD não oferece um plano de troca do usado pela versão nova com um desconto, algo que outras fabricantes estão fazendo na China.
Isto é um dos efeitos da competitividade do mercado chinês. Além da rapidez com que adicionam novas tecnologias e mudam o design dos veículos, as marcas tem reduzido os preços constantemente, além de oferecer incentivos para atrair os clientes.
A redução de preços é uma reclamação constante até para outras marcas, como Buick. A mesma plataforma chinesa mostra clientes lamentando terem comprado os veículos e o preço de tabela ter sido reduzido pouco depois. Até mesmo a Tesla fez isso, em resposta aos movimentos das rivais na China, o que levou centenas de proprietários a voltar às concessionárias para pedir descontos ou créditos.