Polestar 3 roda 935 km com uma carga e quebra recorde mundial de autonomia
Modelo de série do SUV elétrico percorreu mais de 935 km em 22 horas e 57 minutos, com três motoristas se revezando em estradas do Reino Unido

O Polestar 3 entrou para o Guinness World Records ao percorrer 935.44 km com uma única carga. A tentativa foi realizada no Reino Unido, em estradas públicas, e superou em quase 230 km a autonomia oficial da versão Long Range Single Motor no ciclo europeu WLTP, de 706 km.
O percurso foi completado em 22 horas e 57 minutos, enfrentando clima instável, com chuva e pista molhada. A prova foi conduzida em estradas denominadas como A e B, predominantemente planas, além de alguns trechos de vias duplas, com foco na condução eficiente para extrair o máximo da bateria.

A cada três horas o trio composto por Sam Clarke, Kevin Booker e Richard Parker se revezava no volante. Eles tiveram de lidar com obstáculos como água acumulada na pista, trânsito intenso, um fechamento inesperado de estrada e até uma breve abordagem policial que, após entenderem o motivo da condução, os agentes desejaram boa sorte e liberaram o grupo.
Segundo a Polestar, o utilitário a quilometragem oficial de autonomia ainda com 20% da carga disponível. Mesmo quando o indicador de bateria chegou a 0%, foi possível rodar mais 12,8 km antes de parar em um carregador. Ao final, a média de consumo foi de 5,13 milhas por kWh, o que equivale a cerca de 8,26 km por kWh. Isso significa que o SUV utilizou 12,1 kWh para percorrer cada 100 km.

O veículo utilizado é um modelo de série sem nenhuma modificação, com as rodas originais de 20 polegadas calçadas com pneus Michelin Sport 4 EV, e com a bateria de 107 kWh fornecida pela CATL. O motor único traseiro entrega 299 cv e 361 lb-ft de torque, e a recarga rápida de 10% a 80% pode ser feita em cerca de 30 minutos a 250 kW.
A tentativa foi supervisionada pela juíza Paulina Sapinska e validada pelo Guinness. A verificação contou com dados independentes de GPS, hodômetro e telemetria, além de vídeo fornecido pela Webfleet. O teste também recebeu suporte da AA, organização de assistência automotiva no Reino Unido.

O Polestar 3 é fabricado em Ridgeville, nos Estados Unidos, e em Chengdu, na China. A empresa planeja ampliar a produção para a Europa com o futuro Polestar 7. A fabricante sueca mantém ainda metas ambientais ambiciosas, como reduzir pela metade as emissões de CO₂ por veículo até 2030 e alcançar neutralidade climática em toda a cadeia de valor até 2040.