Plataforma de 1000 V da BYD garante autonomia para viagem Rio-SP em 5 minutos
Arquitetura de 1.000 V pode marcar uma era com esta nova tecnologia, mas ainda falta divulgar mais detalhes sobre a tecnologia

Eficiência energética e potência de recarga de carros elétricos são importantes, mas só é possível obter grandes melhorias nisso aumentando a tensão da arquitetura elétrica do carro. Foi o que a BYD fez na sua mais nova plataforma, chamada Super E-Plataform, e que faz sua estreia nos novos Han L e Tang L, seus novos carros topo de linha.
A nova arquitetura trabalha com 1.000 V, sendo capaz de carregar o carro em um pico de até 1.000 kW – o que também obrigou a BYD a desenvolver novos supercarregadores capazes de entregar tal potência, equivalente a 1 mW. A BYD também disse que desenvolveu um carregador refrigerado a líquido que pode fornecer uma taxa máxima de 1.360 kw.
Isso permitirá aos carros recuperem 400 km de autonomia com uma carga de apenas cinco minutos. Com mais alguns segundos, seria possível chegar aos 450 km para viajar do Rio de Janeiro a São Paulo, pelo menos em teoria, pois o cálculo é baseado no padrão de medição chinês – conhecido por ser otimista demais.
A BYD defende que o tempo de recarga para os carros feitos nesta plataforma será equivalente ao tempo de abastecimento de um veículo a gasolina para ter autonomia equivalente.

A nova plataforma utiliza um chip de energia feito de carboneto de silício que aceita tensão de até 1.500 V. A BYD, contudo, não divulgou a química das baterias usadas na Super e-Platform ou as taxas máximas sustentadas durante o carregamento, nem por quanto tempo ela aceita a recarga a 1.000 kW.
Para um comparativo rápido, o BYD Dolphin suporta no máximo 60 kW em uma recarga. Um carregador com esta carga máxima pode levar a carga da bateria do Dolphin de 0 a 100% em cerca de 1 hora.
O anúncio da nova plataforma veio durante um evento de transmissão ao vivo da BYD em Shenzen, onde fica a sede da fabricante. Ao mesmo tempo, o fundador da empresa, Wang Chuanfu, informou o construção de 4.000 carregadores de 1.000 W na China, mas sem um prazo para isso acontecer.

Os primeiros modelos a utilizarem esta plataforma serão o BYD Tang L e Han L na China. Eles já foram anunciados por lá com dois tipos de motorização: uma menos potente e com apenas um motor, com 680 cv; a segunda variante dos modelos tem tração integral e possui dois motores que geram 1.101 cv de potência.
Caso esse tempo de carregamento divulgado venha a se concretizar, será uma nova era para os carros elétricos. Mas isso em mercados mais desenvolvidos, como a China. Essas novas tecnologias vão demorar alguns anos ainda para chegar no Brasil.