Os Lucid Air Sapphire, Rimac Nevera e Tesla Model S Plaid bem tentaram, mas o novo carro mais rápido do mundo no 0 a 100 km/h é o Pininfarina Battista.
Na verdade, o supercarro equipado com a mecânica da Rimac bateu três recordes no no Autódromo de Dubai: é o mais rápido para chegar aos 100 km/h, 120 km/h e 200 km/h. E isso não vale só para carros elétricos.
Foi 1,86 segundo para chegar aos 100 km/h e em 4,49 s de aceleração ele já havia alcançado os 200 km/h.
Mas não é só de aceleração que se faz um esportivo elétrico. A capacidade de frenagem do Battista também é muito boa. Bateu o recorde de elétrico com frenagem mais rápida do mundo: 100 km/h a 0 em 31 metros.
Orgulhoso das promessas cumpridas com o veículo, o diretor de produto e engenharia da Automobili Pininfarina, Paolo Dellacha, afirmou que as metas originais e extremas que estavam previstas no projeto do Battista foram alcançadas.
O resultado se deve ao baixo centro de gravidade e a perfeita distribuição de peso, além da combinação do chassi, que foi feito sob medida, o ajuste da suspensão, pneus e o torque dos quatro motores.
A Automobil Pininfarina divulgou um vídeo com o teste de velocidade do carro, confira abaixo:
Os motores elétricos são de origem Rimac e juntos produzem 1926 cv com 238 kgfm de torque. A autonomia de 476 km por carga. Porém, isso deve diminuir bastante caso seja usado em uma velocidade alta constantemente.