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Peugeot 208 pode ganhar uma versão GTi elétrica na próxima geração

Executivo da marca diz que a equipe de desenvolvimento da Peugeot Sport Engineered está priorizando a dirigibilidade acima da potência

Por João Vitor Ferreira
13 jan 2025, 11h30
Peugeot 208 GTI
 (divulgação/Peugeot)
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A moda dos hot hatches parece ter passado, mas isso não significa que nos esquecemos deles. E não são só os entusiastas que pensam assim, as próprias marcas estão dispostas a trazer os pequenos esportivos de volta.

É o caso do Peugeot 208 GTi. A marca francesa já não está mais focada em fazer versões de desempenho para seus carros. Inclusive, o único carro recente que passou pelas mãos da Peugeot Sport Engineered (PSE), o Peugeot 508 PSE, foi descontinuado em dezembro de 2024.

Mas as coisas parecem estar mudando. Eurig Druce, diretor administrativo da Stellantis UK, deu uma entrevista recente ao site britânico Auto Express, elevando a expectativa para quem quer ver um 208 esportivo na próxima geração.

Peugeot 208 GTI
Peugeot 208 GTi (Gonçalo Martins/Quatro Rodas)

“Pode haver outros produtos no futuro. A Peugeot sempre teve uma propensão para hatchbacks pequenos e rápidos, como vimos várias gerações de GTis. Lembro-me do 205 GTi quando entrei na empresa. E o 206 GTi depois disso. Seria um dia muito triste para nós declararmos que nunca mais teremos algo assim. Eu não gostaria de ver esse dia triste chegando e acho que não vou.”, contou Druce.

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O 208 teve uma versão GTi há mais de dez anos. Foi uma versão comemorativa ao trigésimo aniversário do antigo 205 GTi, primeiro hot hatch da Peugeot. Ele tinha 208 cv de potência, entregues por um motor 1.6 turbo e câmbio manual de seis marchas.

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O executivo não entregou o ouro. E não afirmou se teremos mesmo um GTi ou um PSE, como vimos no 508. Mas a equipe de engenheiros da Peugeot está trabalhando para que o carro seja divertido, não se tratando apenas de potência.

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“A parte crucial para mim é a credibilidade que veio da PSE. Então, quer o chamemos de PSE ou GTi, a verdade é que a Peugeot Sport projetou o carro e havia diferenças significativas de dirigibilidade entre ele e um carro padrão. Eu acho que isso é crucial.”, disse Druce.

Carro
O último 208 GTI foi o 30th Edition, em homenagem ao primeiro 205 GTI (Photo4/Reprodução)

E falando especificamente da dirigibilidade do futuro hot hatch, Druce ainda fez um comentário sugerindo que talvez possamos ver um carro elétrico ou híbrido.

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“O que nunca podemos fazer é colocar um emblema GTi em algo que é um carro convencional com um motor elétrico um pouco maior, por exemplo. Uma das grandes coisas sobre esse mercado futuro é que quase todos os carros elétricos podem ser um carro rápido. A beleza vem de ser capaz de fazer um carro rápido e um carro realmente agradável e dirigível também.”

Peugeot 208 GTi
Peugeot 208 GTI 30th Edition (Divulgação/Peugeot)

A eletrificação de um 208 GTi não é loucura. Na próxima geração, que chega entre 2026 e 2027, será feita com a nova plataforma STLA Small, compatível com motorizações a combustão, híbrida e elétrica.

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Se optarem mesmo por esportivo elétrico, é possível que o novo 208 GTi (ou PSE) se inspire em outros irmãos de Stellantis como, por exemplo, o Abarth 600e Scorpionissima e o Alfa Romeo Junior Veloce de 280 cv. Além da potência, o italiano tem ainda diferencial de deslizamento limitado Torsen no eixo dianteiro, suspensão mais rígida, barras estabilizadoras e freios maiores em comparação aos das versões menos apimentadas.

No caso do Abarth, o trem de força elétrico faz o esportivo acelerar de 0 a 100 km/h em até 5,85 s com o Track Mode ativado. Essa mesma motorização também tem uma versão um pouco mais mansa, de 240 cv, disponível no Lancia Ypsilon HF.

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