Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Parceria incomum de Toyota e BYD lança ‘SW4 elétrico” e SUV cupê esportivo

Toyota bZ3C e bZ3X são resultado do acordo entre japoneses e a BYD, buscando melhorar qualidade de um lado e a produtividade do outro lançando elétricos

Por Eduardo Passos
26 abr 2024, 07h00
Novo Toyota bZ3C
Novo Toyota bZ3C (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

A Toyota fabrica os carros mais vendidos do mundo e foi pioneira nos veículos híbridos, mas é uma das montadoras mais cautelosas na transição para os carros elétricos. A BYD, por outro lado, vem assustando o mundo pela estratégia ofensiva. Nada disso, porém, está atrapalhando a parceria improvável entre chineses e japoneses.

Aproveitando o Salão de Pequim, a Toyota anunciou mais dois membros da família bZ, exclusivamente composta por carros elétricos. São os bZ3C e bZ3X, que se juntam ao bZ3 e ao bZ4X.

Novo Toyota bZ3c, feito em parceria com a BYD (2)
Novo Toyota bZ3C, feito em parceria com a BYD (Divulgação/Toyota)

Mas é uma história tão complicada quanto os nomes: o primeiro carro elétrico moderno da Toyota, o bZ4x, chegou às lojas em 2022, com tecnologia bem avançada, sem nunca ter feito sucesso e em parceria com a Subaru. A partir do sedã bZ3, porém, quem se juntou à Toyota foi a BYD, e é dessa dupla que surgem os outros “filhos”.

Novo Toyota bZ3c, feito em parceria com a BYD (1)
Interior do Toyota bZ3C (Divulgação/Toyota)

O Toyota bZ3C é um SUV cupê que, em relação ao conceito original, ficou mais simples com uso de retrovisores externos tradicionais, por exemplo, no lugar de câmeras. Mas ele mantém o lidar (essencial para automação veicular avançada), maçanetas embutidas e interior em revestimento vermelho, com pegada esportiva.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Já o Toyota bZ3X é um SUV grande, com três fileiras de assentos, carroceria mais quadrada e teto flutuante. O interior é claro e pouco chamativo, com montagem minimalista de console e painel. A dianteira de ambos os carros traz o estilo visto até em modelos globais, como o novo Prius, mas a traseira do bZ3X é mais um elemento que pode lembrar o SW4 para os brasileiros.

Novo Toyota bZ3x, feito em parceria com a BYD (4)
(Divulgação/Toyota)

Muita coisa falta ser revelada, mas a Toyota confirmou que os novos bZ chegarão ao mercado chinês ainda neste ano, com fabricação sempre na nova potência global. Detalhes mecânicos ainda estão pendentes, mas é natural o uso das disputadas baterias Blade (mais eficientes) que a BYD produz. Logo, é possível alcance superior aos 500 km com uma carga. Há espaço para um ou dois motores elétricos, com tração dianteira ou integral e potência de 245/490 cv, com base no bZ3.

Continua após a publicidade
Novo Toyota bZ3x, feito em parceria com a BYD, pode lembrar o SW4
Novo Toyota bZ3X, feito em parceria com a BYD, pode lembrar o SW4 (Divulgação/Toyota)

Por que BYD e Toyota são parceiras?

Ao mesmo tempo que brigam pelo mundo, BYD e Toyota assinaram um acordo em 2020, dando origem a uma terceira empresa focada nos carros elétricos. Para os chineses, era importante aprender sobre qualidade e confiabilidade. Os japoneses precisavam de mais eficiência e volume.

Novo Toyota bZ3x, feito em parceria com a BYD (2)
(Divulgação/Toyota)

O intercâmbio parece estar sendo bom: em viagem à China, o chefe de elétricos da Toyota ficou chocado com os métodos chineses, com ousadia tecnológica que espantou os visitantes. “Eu fui tomado por um sentimento de aflição e pensei: ‘estamos ferrados’. Ao mesmo tempo, comecei a pensar que queria passar o resto da minha carreira na China”, disse Takero Kato ao Toyota Times. 

Continua após a publicidade

Do lado da BYD, enquanto a sua invasão global ocorre, também é necessário lutar em casa, onde o mercado está cada vez mais saturado e chegar a ser banal que marcas como a Xiaomi anunciem carros com tecnologias quase surreais. Mas a confiabilidade é um problema que afeta os produtos chineses em diversas áreas, enquanto os japoneses são vistos como referência no assunto.

Interior do bZ3X
Interior do bZ3X (Divulgação/Toyota)

Segundo o vice-presidente da BYD, Lian Yu-bo, a ideia é aprender mais das “tecnologias de controle e qualidade da Toyota”, ajudando a parceira a vender mais e, ao mesmo tempo, aprendendo a ser melhor.

Quando (e se) a sociedade improvável acabará sendo fogo amigo para alguma das montadoras, porém, só o tempo dirá.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.