Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Para-brisas dos BWM será um quadro de instrumentos gigante ainda em 2025

Conhecemos o BMW Panoramic iDrive, que dará aos carros elétricos da Neue Klasse argumentos para acabar com a moda da central integrada com a central multimídia

Por Henrique Rodriguez, de Spartanburg (EUA)
Atualizado em 7 jan 2025, 15h29 - Publicado em 7 jan 2025, 14h24
BMW Panoramic Vision
 (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

O quadro de instrumentos sempre esteve ali, em uma redoma atrás do volante, mais perto do para-brisa ou mesmo na parte central do painel de alguns carros. A BMW vai mudar isso, levando as informações do quadro de instrumentos para o campo de visão de todos os passageiros, de uma forma nunca antes vista e já na próxima geração dos seus carros, que estreia ainda em 2025.

Os BMW Neue Klasse terão um quadro de instrumentos no próprio para-brisas do carro, cobrindo de uma ponta à outra de forma que todos os ocupantes possam enxergar as informações. O chamado BMW Panoramic iDrive será algo como um head-up display gigante, o que representou um desafio sem precedentes para ser executado. E nós tivemos a oportunidade de entender como isso funcionará, mas de uma forma também muito diferente.

BMW Panoramic Vision
Nova cabine promete que o motorista terá tudo à mão (Divulgação/BMW)

A BMW encolheu todos os jornalistas presentes. Como ilustrar um futuro sem o quadro de instrumentos como conhecemos, a fabricante criou uma versão gigante do novo quadro de instrumentos dos seus carros, usando telas e uma réplica do seu novo volante, bem diferente porque terá apenas raios centrais.

Compartilhe essa matéria via:

A revolução aqui está em repensar toda a ergonomia da cabine do carro. A superfície do painel ficará em posição mais baixa do que a usual para explorar mais da parte inferior do para-brisas. Aquela área com serigrafia preta aumenta, pois é nela onde são projetadas as imagens do BMW Panoramic Vision, um head-up display gigante que, ao contrário dos sistemas de hoje, poderá ser visto por todos no carro.

BMW Panoramic Vision
(Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

Há um conjunto de sete mostradores, que ficarão bem escondidos no painel, projetando as imagens em um ângulo ideal para que não haja distorção. Na verdade, corrige até a angulação do para-brisa, o que de certa forma dá um efeito 3D à projeção no vidro.

A intensidade luminosa também será grande o suficiente para que as imagens não sejam ofuscadas pelo Sol. As principais informações de condução ficarão à frente do motorista e os outros seis campos poderão ser personalizados por meio da central multimídia, com visual que muda de acordo com o modo de condução.

Uma questão levantada também pelos colegas mexicanos é sobre como essa tecnologia conviverá com a blindagem do para-brisa. Brasil e México são os maiores mercados de carros blindados do mundo e alguns dos carros elétricos da Neue Klasse até serão fabricados no México. As camadas de vidro poderiam distorcer as imagens…

BMW Panoramic Vision
Modo Personal permite que o usuário escolha o fundo de tela que bem quiser (Divulgação/BMW)

No modelo gigante exibido pela BMW a projeção dos mostradores está no mesmo telão que exibia o trânsito virtual. Isso é proposital: a intenção com o BMW Panoramic Vision é, mesmo, levar as informações para o campo de visão dos motoristas e dos passageiros. Esse conceito pode deixar datada muito rápido essa moda das telas de instrumento e multimídia integradas atrás do volante.

Continua após a publicidade

Também demonstraram o head-up display 3D, que será opcional nos novos BMW, e que projetará ainda mais informações no campo de visão do motorista. Será dedicado a informações de navegação e dos assistentes autônomos de direção, com realidade aumentada.

BMW Panoramic Vision
Central multimídia de 17,5″ comanda os mostradores do HUD gigante (Divulgação/BMW)

Quem também merece destaque é a tela da central multimídia com 17,5 polegadas e o curioso formato de um paralelogramo. Isso é proposital: os engenheiros da BMW pensaram na movimentação do braço do motorista, em forma de um arco, de forma a aproveitar a seção direita da tela com comandos fixos para iluminação e assistentes de condução.

Essa central roda a décima geração do sistema operacional da BMW, que ainda é baseado em Android, porém tem maior capacidade para receber atualizações e evoluções, conforme novas funcionalidades forem sendo adotadas. Ou seja, foi pensado também em termos de hardware para não ficar defasado tão cedo.

Continua após a publicidade
BMW Panoramic Vision
(Divulgação/BMW)

É por meio dessa tela que os ocupantes poderão selecionar cada um dos até seis widgets (inclusive de aplicativos, como Spotify e serviços de clima) que podem ser mostrados no quadro de instrumentos gigantes. Para isso, basta arrastar da tela na direção da área que responde pelo quadro de instrumentos. Tudo isso ficará salvo no perfil de cada motorista.

Não há botões nesse novo painel, mas a BMW garante que haverá comandos físicos (alguns deles redundantes) no console entre os ocupantes dianteiros, como nos modelos atuais.

BMW Panoramic Vision
(Divulgação/BMW)

A fabricante alemã vem demonstrando, nos últimos anos, uma preocupação com a forma como introduz novos sistemas nos seus carros para não comprometerem a experiência do usuário. É por isso que volante terá comandos táteis, mas todos hápticos, ou seja, com uma resposta tátil que dá a sensação de que um botão físico está sendo pressionado. Sim, seu smartphone faz isso.

Continua após a publicidade

O volante chama a atenção pelo formato, porque ousadias com esta peça eram mais comuns décadas atrás. Mas os botões dele são os de sempre, para controles de música, operação do computador de bordo e ativação do piloto automático e outros assistentes.

BMW Panoramic Vision
Modo Sport muda cores, sons e mostradores disponíveis (Divulgação/BMW)

Esse novo conceito de cabine também explorará a iluminação ambiente e os sons, especialmente nos modos Personal e Sport, para aumentar a interação com os ocupantes. Como os Neue Klasse serão todos elétricos, tudo isso ajudará a deixar a condução mais convidativa, ainda que estejam previstos carros que poderão superar os 1.300 cv.

O que esperar dos BMW Neue Klasse?

É assim que a BMW chama sua nova família de carros elétricos, que estreará 2025 com o novo iX3, com nova plataforma e arquitetura eletrônica. O nome remete a uma outra família de carros de mesmo nome que revolucionou a BMW nos anos 1960 após uma grande crise financeira na década anterior. E foi quando a identidade da marca foi estabelecida.

BMW-iX3-Neue-Klasse-Renderings-1-1536x864
BMW iX3 Neue Klasse renderizado por Kolesa (Kolesa/Reprodução)
Continua após a publicidade

Os planos dos alemães são mais ambiciosos e essa nova plataforma dedicada a carros elétricos também dará origem a esportivos, como um equivalente elétrico ao BMW M3 que até já teve uma unidade camuflada divulgada.

BMW M3 eletrico
(Divulgação/BMW)

Além de uma cabine revolucionária, esses carros terão um novo sistema de tração integral e controle integrado da dinâmica de direção, ambos controlados pelo supercomputador Heart of Joy. Ele será peça chave em todos os veículos Neue Klasse e, junto dos novos sistemas, vai garantir que os elétricos tenham dinâmica muito próxima de um carro a combustão.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.