Nissan revela SUV inédito e eletrificado maior que o X-Trail
Modelo, desenvolvido em parceria com a Dongfeng na China, faz parte da nova família 'N' de eletrificados da marca
Após debutar o N6 e o N7, a Nissan revelou mais uma novidade para a família de eletrificados, “N”: o NX8. Trata-se de um SUV desenvolvido em parceria com a Dongfeng na China, de porte médio para grande, ou seja, maior que o X-Trail – esse último confirmado recentemente para o Brasil.
As dimensões do inédito modelo são: 4,87 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,68 m de altura e distância entre-eixos de 2,91 m. Em termos de comparação, o X-Trail tem 4,68 m (c), 1,84 m (l), 1,72 (a) e 2,70 m (e). Apesar das dimensões, no entanto, a marca divulga que o novato leva apenas cinco ocupantes.
Com visual minimalista típico das tendências chinesas, a dianteira apresenta uma barra luminosa em posição superior, que vai de um lado a outro. Abaixo, o par de faróis principais tem formato de bumerangue, e o logo da Nissan aparece iluminado ao centro.
As entradas de ar logo abaixo contam com uma moldura que percorre as caixas de rodas, laterais e traseira. As maçanetas são embutidas. Atrás, há também uma barra iluminada que forma as lanternas com a inscrição “NISSAN” ao centro.
O interior não foi revelado, mas deve seguir as linhas do N6 e N7. No caso do N6, por exemplo, o interior apresenta um desenho limpo, com poucos botões físicos, outra tendência de estilo chinês, como acontece na carroceria. A central multimídia é uma tela flutuante de 15,6 polegadas, com resolução de 2,5K.
Em termos de motorização, haverá opções elétricas e híbridas plug-in. A versão elétrica é construída com uma plataforma de 800V, tecnologia de recarga ultrarrápida e uma nova geração de células de bateria de fosfato de ferro-lítio da CATL.
A Nissan não deu mais detalhes sobre os propulsores. Mas, segundo as especificações publicadas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, e divulgadas pelo site Car News China, o NX8 oferecerá um único motor elétrico, com potência de 292 cv ou 339 cv. O híbrido plug-in combina um motor 1.5 turbo a gasolina, de 148 cv, com um elétrico de 265 cv.
A previsão é de que o Nissan NX8 seja comercializado no mercado chinês a partir do primeiro semestre de 2026. Assim como os sedãs N6 e N7, o SUV deverá ser exportado para outros mercados.






