Novo Renault Scenic é elétrico e muito diferente do carro que conhecemos
Após ter nascido como minivan, o Renault Scenic se transformou em SUV elétrico e promete até 610 km de autonomia
![2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-1-2048x1118](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-1-2048x1118-1-e1693870305444.webp?w=1280&h=720&crop=1)
Não era surpresa para o leitor de Quatro Rodas que o Renault Scénic seria transformado em um SUV elétrico, mas o resultado dessa metamorfose daquele carro que surgiu como minivan só foi apresentado hoje. Agora ele atende pelo nome de Scenic E-Tech, para seguir a estratégia da marca francesa.
Ficou quase irreconhecível. O novo Scenic segue muito do visual proposto pelo Vision Scenic Concept, apresentado em 2022. A dianteira até remete ao Renault Rafale com os faróis divididos em duas peças. Na falta de uma grade de verdade, os designers criaram uma textura preta para conectar os faróis.
![2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-6-2048×1152 2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-6-2048x1152](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-6-2048x1152-1.webp?&w=1024&crop=1)
Lateral e traseira, porém, são fieis ao carro conceito e têm superfícies com menos vincos que o usual. As rodas de liga leve de 20 polegadas, por sinal, têm o mesmo desenho do protótipo. A traseira se difere apenas pelas lanternas um pouco mais normais.
![2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-4-2048×1152 2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-4-2048x1152](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-4-2048x1152-1.webp?&w=1024&crop=1)
O novo elétrico chega para ser uma alternativa maior e mais espaçosa na linha de veículos elétricos da Renault. O Scenic elétrico tem 4,40 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,57m de altura e enorme entre-eixos de 2,78 m.
![2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-8-2048×1147 2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-8-2048x1147](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-8-2048x1147-1.webp?&w=1024&crop=1)
Para aumentar a sensação de um espaço que, naturalmente, seria enorme, o painel é mais recuado e o console central mais baixo não isola os ocupantes da frente. O quadro de instrumentos é uma enorme tela de 12,3 polegadas e a central multimídia sensível ao toque é representada por uma tela 12 polegadas vertical. Ela roda o novo sistema OpenR Link, baseado em Android.
![2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-9-2048×1152 2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-9-2048x1152](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-9-2048x1152-1.webp?&w=1024&crop=1)
Não faltam materiais macios revestindo a cabine, nem porta-objetos, respeitando um antigo legado da Scenic quando ainda era uma minivan. Só não tem as mesinhas atrás dos bancos dianteiros. O teto panorâmico, por sua vez, tem vidro Solarbay com tecnologia AmpliSky, que o torna opaco quando os ocupantes querem menos luz na cabine. E isso pode ser feito na frente e na traseira de forma independente.
![2024-Renault-Scenic-E-Tech-Interior-1-2048×1366 2024-Renault-Scenic-E-Tech-Interior-1-2048x1366](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/2024-Renault-Scenic-E-Tech-Interior-1-2048x1366-1.webp?&w=1024&crop=1)
Essa remodelação visual e estética – necessária – dos novos modelos da marca francesa devem ser creditados ao ex-chefe de design da Peugeot e atual chefe de design da Renault, Gilles Vidal.
A Renault quer se tornar uma marca neutra em carbono na Europa até 2040 e globalmente até 2050. A montadora afirma que até 24% dos materiais utilizados são reciclados. Além disso, 90% da sua estrutura pode ser reciclada, inclusive a bateria.
Configuração elétrica
O novo Renault Scenic é um carro elétrico, seguindo os mesmos passos do Megane E-Tech – que evoluiu de hatch para crossover. Sendo assim, ambos compartilham a arquitetura CMF-EV da Renault. Mas a mecânica do Scenic é bem diferente.
![2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-14-2048×1153 2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-14-2048x1153](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-14-2048x1153-1.webp?&w=1024&crop=1)
O Scenic E-Tech será oferecido em duas versões, com dois tamanhos de bateria e dois níveis de potência. A versão básica tem motor de 168 cv e 28,5 kgfm e bateria de 60 kWh, que dá a ele autonomia de 418 km no ciclo WLTP.
Já versão topo de linha tem 215 cv e 30,5 kgfm e bateria de 87 kWh para poder suportar essa potência e ainda garantir autonomia de 610 km no ciclo WLTP.
![2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-7-2048×1150 2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-7-2048x1150](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/2024-Renault-Scenic-E-Tech-Exterior-7-2048x1150-1.webp?&w=1024&crop=1)
O início das vendas no mercado europeu está previsto apenas para o início de 2024, quando os preços serão revelados. Se vem para o Brasil? Considerando que deixou de ser uma minivan, agora o Scenic tem mais chances.