A Peugeot resolveu se antecipar à apresentação oficial e divulgou as primeiras imagens oficiais do E-3008. O SUV elétrico representa o lançamento da terceira geração do Peugeot 3008, enquanto a segunda geração seguirá à venda por mais alguns anos com motores a combustão ou híbridos.
Essa prévia já permite ver os rumos tomados pelo design da fabricante francesa. O Peugeot E-2008 2024 não precisaria ter grade, mas emula a peça com quadrados que dão um efeito 3D. Acima dela, uma barra preta interliga os faróis e tem o nome do carro ao centro. Vale dizer que os faróis são do tipo full-led e sua assinatura luminosa se integra às três barras de led verticais sob a peça.
Desta vez, a versão com carroceria mais convencional será o E-5008, que não foi esquecido, mas esta silhueta classificada como “fastback SUV” (alô, Fiat!) tem caimento do teto mais arqueado que termina em um aerofólio forjado na tampa do porta-malas.
Até lembra um pouco o Haval H6 GT por ter as lanternas, que invadem a tampa, interligadas por uma barra preta, mas a placa no para-choque deixou o Peugeto com aspecto mais leve. Os vincos na forma de um “V” invertido ajudam a dar impressão de largura ao carro.
A Peugeot já havia impressionado o mundo com imagens do seu novo conceito de painel que estreia com o E-3008. É a mais nova proposta do i-Cockpit, que coloca uma tela de 21 polegadas suspensa no topo do painel fazendo as vezes de quadro de instrumentos e central multimídia. E o volante, claro, mantém o menor diâmetro.
Logo abaixo da telona estão as discretas saídas de ar-condicionado e uma tela colorida estreita com ícones totalmente personalizáveis pelo motorista, os chamados i-Toggles. Os botões físicos no console suspenso em forma de “Y”, porém, têm funções do ar-condicionado. Por baixo está a base de carregamento por indução para smartphones.
A geração passada já usava tecido na forração do painel, mas esta explorou ainda mais esta solução que reveste grande parte do painel, das portas e do apoio de braços. O comando de marcha é uma chave ao lado direito do volante.
O Peugeot E-3008 é importante para a Stellantis inteira por estrear a plataforma STLA Medium, que dizem ser uma evolução da EMP2 criada pela PSA, mas pensada para um futuro de carros eleltrificados. Essa mesma plataforma será usada pela próxima geração do Jeep Compass, por exemplo.
A STLA Medium é definida principalmente pelo tamanho: ela será usada em carros híbridos e elétricos com entre-eixos entre 2,7 e 2,9 m e comprimento total entre 4,3 e 4,9 m. Sua arquitetura elétrica foi concebida em 400V, mas será capaz de aceitar recargas a até 285 kW.
No caso do SUV médio da Peugeot, sabe-se que três configurações elétricas estarão disponíveis, com potência variando entre 217 e 387 cv e tração dianteira ou integral. Uma delas vai superar os 700 km de autonomia. Mas os detalhes completos só serão divulgados na próxima semana.