Novo Mona 03 é o carro mais aerodinâmico do mundo e pode chegar ao Brasil
Novo Mona 03 é mais um chinês no topo do ranking da aerodinâmica. Ele é feito pela Xpeng, que anunciou estar interessada no Brasil, e pela dona da 99
A Xpeng é mais uma das novas fabricantes chinesas que, apesar da idade, já chegaram peitando marcas como a Mercedes-Benz. O novo Xpeng Mona M03, por exemplo, afirma ser o carro de série com menor resistência do ar da história; o elétrico tem, oficialmente, coeficiente de arrasto (Cd) de 0,194. Esse número supera o primeiro chinês a bater esse recorde, o YangWang U6. Também leva o norte-americano Lucid Air (0,197) ao terceiro lugar e coloca o Mercedes-Benz EQS (0,20) para fora do pódio.
Lançado em 2021, o Classe S dos elétricos teve suas formas aclamadas pela fabricante, que destacou a “experiência de trinta anos” dos seus técnicos no assunto. Pódio e liderança não duraram muito, mas os alemães trabalham num conceito de Cd = 0,17. Na vida real não deve ser tão pouco, mas fica claro que os próximos anos prometem avanços impressionantes.
O Mona M03
Em meio a tanta novidade, o Xpeng Mona M03 passa batido aos olhos em quase tudo. A busca pela aerodinâmica, porém, acaba ajudando, pois o elétrico tem carroceria sedã, que vem sendo preferida nos EVs com foco na resistência do ar.
As rodas são praticamente fechadas, as maçanetas são embutidas na carroceria (se abrindo via comando na chave) e as entradas de ar (que esfria a bateria) são ativas: ficam fechadas na maior parte do tempo e se abrem só quando a temperatura das células sobe. Faróis e lanternas (curiosamente no mesmo formato de bumerangue) têm as bases unidas a passagens de ar, que conectam-nas às caixas de roda.
A fabricante estima que tais medidas permitam 60 km extras de autonomia (as entradas de ar ativas, por si, correspondem a 15 km). Medidas de economia também foram feitas na construção do carro, pois seus 1.631-1.739 kg são bem baixos para um carro elétrico.
Muito do que já sabemos veio da homologação do Mona M03 junto às autoridades chinesas, mas a variação de peso sugere a oferta de versões com diferentes baterias. A Xpeng adiantou, entretanto, que as células serão de fosfato ferro-lítio, compradas da BYD e que a potência variará entre 190 cv e 217 cv.
São números modestos para o nível tecnológico do carro. Isso sugere que a potência será limitada de fábrica, impedindo que os proprietários se acostumem a pisar fundo e não aproveitar a energia da forma que a montadora julga ideal. Mas é um “sacrifício” que pode compensar, dado que os US$ 20.650 estimados para o Mona M03 são possíveis com baterias pequenas mas que rendem mais de 500 km.
Xpeng no Brasil
A linha Mona dará vida a outros carros elétricos, sempre com foco no preço, tecnologia e na… exportação. É isso que vem sendo dito desde que a Xpeng fez parceria com a DiDi no comando do projeto. DiDi que, por sua vez, é a dona da 99, que também cresce no Brasil e fez parceria com a BYD para eletrificar os carros que atendem aos passageiros.
Esses detalhes já tornariam nosso país atrativo, mas algo mais concreto veio do Motor1.com Brasil que, no Salão de Pequim, ouviu de executivos que a empresa está negociando com um parceiro brasileiro e que o anúncio aconteceria “muito em breve”. Desde então, não há novidades, mas a Mona poderia ser a escolhida, a fim de ampliar o volume de vendas.