A nova geração do Mini Cooper E, versão elétrica do compacto, está entrando em pré-venda no Brasil a partir de hoje custando a partir de R$ 209.990 em versão única. Não parece, mas agora a versão elétrica do Mini Cooper é bem diferente das opções a combustão – que partem dos R$ 239.990.
Nesta nova geração, o Cooper E passa a ser um projeto da Spotlight, joint-venture entre a BMW e a GWM, o que inclui uma nova plataforma compartilhada entre as duas empresas e produção na China. O modelo tem 3,85 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,48 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. É 2 cm mais curto, 5 cm mais alto e tem entre-eixos 3 cm mais longo do que as versões a combustão.
O estilo das duas configurações é semelhante, mas não idêntico. O Cooper E tem capô mais elevado e faróis arredondados com bordas mais finas, com borda de led. A grade dianteira hexagonal aparece nos dois, mas é mais fechada no elétrico. A traseira é praticamente idêntica, com as mesmas lanternas triangulares de led. Há três opções de padrões de iluminação configuráveis.
Mesma coisa por dentro, onde o painel da nova geração do Mini Cooper é revestido de tecido, tem poucos comandos físicos e funções multimídia e do quadro de instrumentos são concentradas na tela central redonda, OLED, com 24 cm de diâmetro. Ela tem Apple Car Play e Android Auto sem fio, e aceita comandos de voz.
O novo Mini Cooper E vem ao Brasil com motor elétrico de 184 cv (mesma potência do antigo SE) e 29,6 kgfm. Leva o hatch aos 100 km/h em 7,2 segundos e seu consumo permite que a bateria de 40,7 kWh proporcione uma autonomia de 246 km de acordo com o Inmetro.
Nesta nova geração, o Cooper elétrico aceita recargas AC até 11 kW (leva 4h15 até 100%) e DC até 100 kW ( 28 minutos para recarregar de 10 a 80%).
Entre os equipamentos, há assistentes de condução como monitor de pontos cegos, frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e assistente de baliza automática. Há 12 sensores ultrassônicos para que esses sistemas funcionem.
O Mini Cooper E é o modelo com menor potência da marca disponível no Brasil atualmente. Não por acaso, também é o mais barato. Mas o Mini Cooper SE, com 218 cv e 33,4 kgfm, que acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 s. A versão mais potente terá piloto automático adaptativo e até 303 km de autonomia, e também está confirmado para o Brasil. Seu preço, porém, será divulgado depois.