Novo Mercedes EQS se rende a itens de carros chineses e à estrela no capô
Almofadas e bancos traseiros elétricos já são comuns nos carros chineses e agora chegam ao novo EQS, que ainda tem bateria maior
Para o mercado chinês, o Mercedes-Benz EQS representa a união de características muito valorizadas pelos consumidores: além de ser um sedã alemão com entre-eixos longo, é elétrico. Faz sentido que sua primeira atualização seja mostrada primeiro no Salão de Pequim, que começa nesta semana.
Além das mudanças visuais que o deixaram mais próximo dos Mercedes com motores a combustão, o novo EQS tem equipamentos inéditos de assistência ao motorista e bateria com maior capacidade que proporciona um aumento notável na autonomia.
Na estética, o EQS 2025 continua com uma grade fechada mas agora tem filetes cromados imitando as grades convencionais da Mercedes, com direito à estrela de três pontas destacada no capô. Agora parece um ente da Classe S, até mesmo por conta do novo para-choque.
As laterais exibem novas rodas, enquanto a traseira tem novo para-choque a mudaram a distribuição das luzes nas lanternas.
Por dentro, reforçaram o aspecto premium com as saídas do ar-condicionado com molduras cromadas e também recebeu novas almofadas adicionais em couro no encosto da cabeça e para a lombar do passageiro e os encostos traseiros podem reclinar até 36 graus eletricamente. São itens comum nos carros de luxo chineses.
Quanto à parte técnica, a capacidade de bateria foi ampliada de 108,4 kWh para 118 kWh, o EQS 450 4MATIC agora pode alcançar até 799 km com uma única carga, um aumento de mais de 11% em comparação com a versão anterior. Além disso, o EQS 450+ tem autonomia entre 683 a 822 km.
A capacidade de reboque do EQS com tração nas quatro rodas também foi aumentada de 750 para 1.700 kg, permitindo aos proprietários que reboquem trailers mais pesados, como os utilizados para transportar cavalos.
Outra melhoria técnica está relacionada ao sistema de freios, que agora apresenta uma função especial para manter o sistema de freio eficiente, aplicando automaticamente as pastilhas nos discos de tempos em tempos, devido à alta percentagem de recuperação no funcionamento diário.
Além disso, a Mercedes-Benz introduziu a função de “Mudança Automática de Faixa” (ALC) nos modelos EQS, como parte do sistema Active Distance Assist Distronic com Active Steering Assist. Essa função permite a mudança automática de faixa em estradas com duas faixas e com limite de velocidade máxima menor que 140 km/h.
Para os clientes que procuram uma experiência ainda mais exclusiva, a Mercedes-Benz está oferecendo a edição especial “MANUFAKTUR Selection” do EQS. Esta versão exclusiva tem acabamentos premium, como pintura em obsidiana metálica, estofamento s em couro branco e detalhes exclusivos, como bordados em ouro rosa e frisos das soleiras das portas. O preço da edição especial é de 16.600 euros a mais, sendo aproximadamente R$ 90.450.