Novo Jeep Compass revela interior com truque para evitar sujeiras
Versão 4xe híbrida plug-in promete ser tão boa no off-road quanto o Compass Trailhawk e ainda vai manter a cabine sem sujeira de lama

Com previsão de chegada na Europa, para o final de 2025, a nova geração do Jeep Compass vai revelando seus detalhes aos poucos antes da estreia nas concessionárias. A marca falou mais sobre a versão 4xe, com sistema híbrido plug-in e afirma que foi desenvolvida para quer realmente vai colocar o SUV na lama, contando com suspensão elevada, interior reformulado e exterior mais funcional.
Os para-choques dianteiro e traseiro foram redesenhados, e ganharam a pintura Bumper Shield resistente a arranhões da Jeep. Foram adicionados um gancho de reboque traseiro, um decalque antirreflexo preto fosco no capô e um novo conjunto de rodas de 19″. Sua suspensão foi elevada em 10 mm, contribuindo para a melhora dos ângulos — 27° de aproximação, 31° de saída e 16° de inclinação.

Ainda não foi confirmado quais opções específicas estarão disponíveis na versão 4xe — a tração nas quatro rodas e um modo off-road extra no sistema Selec-Terrain são de série. Apesar de sua plataforma, STLA Medium, suportar uma grande variedade de motorizações, que incluem híbridos, híbridos plug-in e os totalmente elétricos.
Apesar do lançamento global do veículo ter acontecido em maio deste ano, a prévia tinha apresentado apenas o exterior, portanto, essas são as primeiras imagens do interior completo. O quadro de instrumentos será digital de 10″ e multimídia de 16″ são de fábrica.

Foram adicionadas superfícies anti-riscos nos encostos dos bancos traseiros e estofamento de tecido tratado com poliuretano – que segundo a Jeep é duas vezes mais resistente que o tecido padrão, além de facilitar na limpeza de toda a lama depois de uma trilha. A cabine também ganhou mais opções para armazenamento e tapetes de borracha projetados para contato com lama, cascalho e água.
A montadora optou por detalhes em bege no painel, portas e bancos, e alguns pequenos detalhes em vermelho para complementar o visual. Segundo a Jeep, esse tons terrosos ajudam a mascarar melhor a sujeira ao longo do tempo.
O Compass 4xe é equipado com um motor 1.6 turbo de 150 cv combinado a um sistema híbrido plug-in, que utiliza um propulsor elétrico de 125 cv, entregando uma potência combinada de 195 cv. Com a bateria de 17,8 kWh, tem uma autonomia de 87 km no modo elétrico.
Versão brasileira terá diferenças

A nova geração do Jeep Compass também será fabricada em Goiana (PE), na mesma fábrica responsável pela geração atual. No Brasil, porém, o principal motor será o 1.3 GSE Turbo flex, que será combinado a um novo câmbio e-DCT, de dupla embreagem com sete marchas e com motor elétrico integrado. As versões híbridas leve (MHEV) serão de 48V, enquanto os híbridos plug-in terão motor elétrico mais potente e bateria de maior capacidade com recarga externa.