Esportivo mais importante da Volkswagen a nível global, o Golf GTI está garantido para a nona geração do hatch médio. Só tem um detalhe: será elétrico, assim como todas as demais versões da nova geração.
Essa informação partiu de uma postagem do chefe de design da Volkswagen, Andreas Mindt, no Instagram. Na publicação, mostrou rascunho dos primeiros Golf GTI ao lado de um esboço que se parece ser o conceito VW ID. GTI, e se mostrou empolgado para o novo lançamento. Também revelou planos da VW para lançar a primeira versão 100% elétrica do Golf GTI na Europa em 2026.
O Golf GTI fez sua estreia no Salão Automóvel de Frankfurt em 1975, com uma produção inicial de 5.000 unidades, e ganhou seu espaço ao longo dos anos, com mais de 2,8 milhões de unidades vendidas.
Agora, a Volkswagen está pronta para transformar o modelo em uma versão elétrica, junto com as crescentes demandas por mobilidade sustentável.
O GTI integrará a linha da nona geração do Golf e muito provavelmente será construído sobre a plataforma elétrica SSP (Scalable Systems Platform). Esta plataforma é a sucessora da atual MEB, que já é utilizada nos modelos ID.3, ID.4 e ID.5.
Segundo as informações reveladas, a versão elétrica do Golf GTI utilizará baterias com capacidades ENTRE 38 kWh e 56 kWh. A capacidade maior, provavelmente destinada ao modelo GTI, permitirá velocidades de carregamento rápido de até 125 kW. Proporcionando ao ID.2 um alcance de cerca de 450 km por recarga.
Embora os ajustes de desempenho ainda possam afetar ligeiramente essa os números do novo GTI, detalhes mais específicos sobre a potência e desempenho exato ainda serão divulgados. No entanto, o ID.2 topo de linha, destinado ao mercado europeu, promete 223 cv, indicando que a versão GTI terá um desempenho superior.